quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/10/2021 | 10:19

Pandemia e empregos são a temática da primeira conferência do ciclo de seminários “Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-americanas”

Com o debate de questões como a precarização das condições de trabalho e o desemprego, durante a pandemia, começa nesta quarta-feira (20), às 18h30 e em ambiente virtual, o ciclo de seis seminários “Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-americanas”, realizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com sindicatos de trabalhadores de SC e do RS. Sob o título “A pandemia e o mundo do trabalho: tecnologias e trabalho”, o seminário de estreia tem como foco central o uso das tecnologias no ambiente do trabalho, especialmente nesse período de crise sanitária mundial, e suas diversas consequências. Com inscrições gratuitas, o seminário vai aprofundar discussões sobre teletrabalho, a plataformização e a produção em home office.

 

Todos esses temas que impactam o mundo do trabalho atual serão apresentados pelos conferencistas Carlos Salas Páez e Laura Cymbalista. Carlos Salas é doutor em Economia e docente na Universidade Nacional Autónoma de México. Ele desenvolve pesquisas sobre economia do trabalho, com ênfase no emprego em microunidades, precarização, relações salariais e condições de trabalho no México. Já Laura Cymbalista é professora, coordenadora pedagógica em escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e representante do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem). Esse primeiro encontro terá como mediador Emanuel Dall’Bello, dirigente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS) e vice-diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola). 

 

De acordo com Laura, a pandemia trouxe uma série de questões a serem enfrentadas pelas escolas, entre elas as relacionadas ao ensino remoto emergencial. Ela diz que apesar do esforço dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo para manter a presença da escola na vida dos alunos durante o isolamento social por meio do uso de tecnologias, como podcasts, redes sociais e aplicativos de mensagens, as ações não foram efetivas. Ela observa que há altos índices de exclusão digital no país - muitos alunos não têm acesso à internet e a computadores. 

 

Os governos federal, estadual e municipal agiram tardiamente na solução do problema, na opinião de Cymbalista. “Aqui na prefeitura de São Paulo, nossos educandos receberam tabletes em junho deste ano. Muito tempo depois (do início da pandemia), tivemos que lidar com a falta de acesso e a falta de familiaridade também”. Ela disse ainda que houve um aprofundamento da precarização no trabalho dos professores. “No trabalho remoto, as fronteiras do que é a casa e o que é o trabalho na escola acabam se diluindo muito e a gente entra em uma rotina de exploração – de toda hora é hora de responder, de ser cobrado e ter que estar de prontidão em todo momento... E este ano, com o retorno das aulas presenciais junto com o remoto, esse processo de exploração se multiplicou por dois, porque é preciso fazer um trabalho de naturezas distintas – dar conta dos alunos que estão no ensino remoto e dos que estão no ensino presencial, sendo que a gente tem uma estrutura em que faltam profissionais”, completou.

 

Após o seminário, os interessados em aprofundar os assuntos poderão participar de um debate em ambiente virtual. O link será divulgado durante o encontro, que terá acesso público e gratuito por tempo indeterminado e será transmitido pelos canais do YouTube “Fazendo Escola” e do “Laboratório de Sociologia do Trabalho/UFSC.

 

Na organização, o ciclo internacional de conferências conta com a participação do Fazendo Escola, do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (Sintrajusc) e Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS). (Texto: Natalia Paris)

 

 

Serviço

Ciclo de Seminários “O futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-Americanas”

Data: de 20/10 à 24/11

Valor: gratuito

 

Programação:

20/10 – A pandemia e o mundo do trabalho: tecnologias e trabalho

27/10 – Assédios, violências, saúde e cuidado

03/11 – Liberdade, precariedade e trabalho compulsório

10/11 – Desigualdades estruturais e mercado de trabalho

17/11 – Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho

24/11 – Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização

 

Links:

Programação completa: https://futurodotrabalho.ufsc.br/ 

Inscrição gratuita no site: https://bit.ly/SeminarioFazendoEscola 

Para acompanhar o seminário:

https://www.youtube.com/channel/UCTDZqH-u_LPprUwmuosp7TA 

https://www.youtube.com/channel/UCneDgPe7rXh6VWpmLrDPIJg 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS