sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/10/2021 | 14:15

DIA DO MÉDICO: OS DESAFIOS DE QUEM SALVOU VIDAS DURANTE A PANDEMIA

“ ... ao mesmo tempo que a gente tinha aquela situação de esgotamento, de cansaço, criou também, pelo menos pra mim, uma ânsia de (...) querer  estar frequente dentro da UTI e querer estar acompanhando os meus pacientes de  perto, de ajudar e participar mais”, descreveu um dos médicos que trabalhou (e trabalha) na linha de frente contra a COVID.
 
 
Foram 37 dias internado em Unidade de Terapia Intensiva, sendo 27 deles em coma induzido, e uma certeza: a de ter vencido a COVID-19 graças aos médicos e suas equipes. Essa história é do ex-professor universitário Rogério Santos Pedroso, que não cansa de agradecer aos médicos, como fez nas suas redes sociais, ao publicar uma linda carta.
 
 
“Um dos momentos mais importantes da minha vida, além da recuperação, foi testemunhar de perto (...) o trabalho heroico e anônimo de um médico intensivista que dedicava todo o seu tempo e conhecimento em ajudar os pacientes a recuperar a plena saúde; a ensinar uma equipe de jovens médicos e a comandar as ações de uma equipe de enfermeiras no trabalho de medicar e cuidar dos pacientes. A você que é médico o meu respeito e minha gratidão”, declarou.
 
 
Assim como o Rogério, todos os dias, nestes 19 meses de pandemia, um pai, uma mãe, um avô, uma avó, passou pelos cuidados de um médico que, apesar dos dias exaustivos, de preocupação com o cenário que se vivia e com a própria família em casa, tinha a responsabilidade de cuidar de um paciente, de uma pessoa que estava ali, num leito de hospital, isolado, com uma doença até então desconhecida no mundo.  Quem trabalhou (e trabalha ainda) na linha de frente, como estamos acostumamos a descrever, sentiu dia a dia essa angústia de querer fazer mais do que podia.
 
 
“Os primeiros meses foram bastante difíceis. Nós nos preocupamos em proteger a equipe, pois nosso maior medo era que os profissionais adoecessem junto, que se afastassem e a gente não conseguisse atender a população. O aumento dos casos graves foi muito grande, depois da chegada efetiva da onda e o nosso maior receio era a escassez de recursos, de vagas”, relembra o médico Luccas Vieira de Magalhães, que atua na UTI COVID do Hospital Azambuja.
 
 
Segundo o médico, essa preocupação ocorreu “pois a carga de horas trabalhadas estava extremamente desgastante, sem contar a descrença que havia sobre a gravidade da doença, sendo que muitos médicos e colegas da equipe chegaram a ser atacados e acusados, por familiares desconfiados de que o quadro não fosse tão grave, que não fosse real ou queriam invadir o hospital para visitar ou fazer companhia para os pacientes que estavam em isolamento”.
 
 
“No meu caso, eu me sentia bastante ansioso, cansado e vi muitos colegas tendo dificuldade de lidar com os níveis de estresse, com esgotamento psíquico mesmo, de surtar, chorar, desabar. Foi uma situação muito difícil, tentar dar o suporte para o colega que está nesta situação. Mas ao “mesmo tempo que a gente tinha aquela situação de esgotamento, de cansaço, criou também, pelo menos pra mim, uma ânsia de (...) querer estar lá mesmo assim, estar frequente dentro da UTI e querer estar acompanhando os meus pacientes de  perto”, relatou. Além disso, o médico descreve que “no Azambuja, a equipe da internação clínica sempre procurou fazer a conduta baseada no que se tinha de evidências científicas, que embasassem e respaldassem a nossa conduta” nos atendimentos, assim como no Centro de Triagem, criado pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
 
AÇÕES EMERGENCIAIS
 
Brusque foi uma das cidades onde a resposta para combater o coronavírus se apresentou mais rápida. Em março do ano passado, no início da pandemia, foi criado o Centro de Triagem. O CT começou com um grande movimento e persistiu por mais de um ano, atendendo de 450 a 500 pessoas por dia, sendo que distribuiu até o momento, mais de 1 milhão de comprimidos, vitaminas e analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e medicação sintomática, em geral para sintomas respiratórios.  Também foi montado um esquema de emergências e barreiras sanitárias, orientadas pelo Governo Federal, que mais tarde foram desativadas.
 
 
“Também foram deslocados muitos médicos das Unidades Básicas de Saúde para o CT, fazendo com que restringíssemos o atendimento nas unidades de um modo geral e houve um bom entendimento da população. Reduzimos e, em alguns momentos, tivemos que cortar as cirurgias eletivas no município, para que houvesse uma provisão de leitos nos hospitais, porque ficamos com receio da superlotação das unidades hospitalares”, lembrou o médico e secretário municipal de saúde de Brusque, Osvaldo Quirino. Atualmente a ala destinada a pacientes com COVID-19 já foi desativada e os pacientes estão sendo acomodados em dois leitos, sendo uma parte masculina e uma feminina, em dois quartos com cinco leitos. A cidade tem 68.474 pessoas totalmente imunizadas com as duas doses da vacina ou dose única (dados de 15 de outubro).
 
 
Quanto às vacinas, o presidente da associação Brusquense de Medicina – ABM, Gustavo Gumz Correia, lembra da importância da ciência na produção de vacinas para uma doença desta extensão e em tempo “relativamente” curto.
 
 
“Além disso, vários estudos foram realizados ao longo de toda a pandemia para, justamente, testar a eficácia ou não de vários medicamentos e protocolos para os atendimentos destes pacientes. Então, é sempre importante que a gente dê ouvidos para a ciência e para o que as várias equipes de pesquisadores em todo o mundo estão produzindo”, destaca.
 
 
Com todos estes avanços, em Brusque, o Secretário de Saúde diz ainda que, estuda-se a possibilidade de que, quando ao atingir de 80 a 85% da população com as duas doses da vacina, possa ser retirado o uso de máscaras em ambientes públicos e ao ar livre, deixando as mesmas para os ambientes confinados onde existam aglomerações de pessoas, além de reduzir o distanciamento social. A expectativa é de que isso aconteça em dezembro.
 
 
OS PROFISSIONAIS
 
Quando o Brasil chega a mais de 600 mil brasileiros que perderam a chance de ver um filho crescer, de estudar, de abraçar pais, amigos, esposas, esposos. Quando Brusque registra 320 pessoas que também não conseguiram vencer o novo coronavírus, fica o legado de profissionais que trabalharam pela saúde de outras pessoas e de futuros médicos, que se uniram aos mais experientes para salvar vidas.
 
 
Segundo dados da Associação Catarinense de Medicina - ACM, desde o início da pandemia, foram registradosmais de40 óbitos de médicos em todo o estado de Santa Catarina, além dasperdas de profissionais de saúde que atuavam junto no atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus, mas que eram fundamentais de linha de frente no combate a pandemia.
 
 
“Infelizmente,nós médicos também tivemos a perdade colegas aqui na cidade e na nossa região, em decorrência da COVID-19. O Dr.André Karnikowski, ortopedista, faleceu no primeiro ano de pandemia,e mais recentemente nós tivemos a perda do Dr.Gelson, que é um colega da cidade de Nova Trento”, lembrou o presidente da Associação Brusquense de Medicina – ABM, Gustavo Gumz Correia.
 
 
Por outro lado, estão os novos médicos que também enfrentaram uma pandemia pela primeira vez, como foi o caso do Daniel Duarte Ferreira. Aos 28 anos de idade, o mineiro chegou a Brusque em março deste ano, para fazer sua Residência Médica no Hospital Azambuja e realizar um sonho, em plena pandemia.
 
 
“Eu sabia que trabalharia de frente com o COVID, mas nunca, durante a graduação esperava passar por um escala pandêmica tão grande. Foi um sentimento que esbarra em apreensão, tendo em vista que vários casos não evoluíram bem, mas pensamentos também com a minha família, que está em Minas. Minha avó foi internada recentemente, mas passou bem. Mesmo de lá meu avô ouve rádio de Brusque para saber como está aqui. Ele sempre me abençoa com bons conselhos, todos os dias, praticamente, e sempre me fala: muito cuidado, meu filho”, conta o Daniel. Ele completa dizendo que, espera “de coração que estejamos chegando ao fim desta pandemia que modificou tanto a vida de todos, mas o sentimento em relação a medicina é de que (...) devemos tentar ser mais completos como médicos e trazer a humanidade que nos falta nestes dias tão incertos”.
 
 
E para quem ainda estava no primeiro ano da faculdade de medicina e se deparou com a pandemia? Foi o caso do brusquense Bruno Arnon Bittencourt. Hoje, aos 31 anos de idade,lembra do ano passado,quando durante uma prova, o professor comunicou que não haveria mais aula presencial e que iniciaria ali um período de isolamento, pois estávamos em uma pandemia.
 
 
Brunoconta que naquele momento começaram as preocupações com os parentes, principalmente com os avós que moram na mesma casa e com os amigos, pois ninguém sabia como seriam os próximos dias. Após as medidas que foram sendo tomadas, com os treinamentos que haviam recebido durante o curso de medicina e, com a chegada das vacinas que, segundo o estudante, são a “peça chave” para salvar vidas, o cenário foi mudando e a certeza pela profissão ficou ainda mais clara.
 
 
“Nunca tive tanta certeza de uma profissão na minha vida e o fato de poder ajudar e saber que é uma profissão tão necessária, só me dá certeza de alegrias. Em tempo de incertezas como agora, a gente tem a esperança de fazer o nosso melhor como aluno para, lá na frente, vir a ser tão corajoso, tão útil e tão dedicado como nossos colegas que vem enfrentando tamanha peleja. Sairemos vitoriosos, fazendo o melhor paratodos, o melhor paranossa sociedade”, descreveu o futuro médico.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS