quinta, 28 de março de 2024
Educação
15/10/2021 | 12:18

Município de Itajaí fará doação de óculos de grau para alunos da Rede Municipal de Ensino

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, e o Lions Clube Itajaí Praia firmaram uma parceria inédita na tarde desta quinta-feira (14) para promoção da inclusão social e saúde ocular dos estudantes itajaienses. A instituição assinou um termo de colaboração com o Município que prevê a doação de dez óculos de grau por mês aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa vai beneficiar estudantes com algum tipo de deficiência visual ou que não têm condições de adquirir os óculos, melhorando seu desempenho em sala de aula.
 
“Essa parceria é de extrema importância, porque a deficiência visual incide sobre inúmeras crianças em nosso Município e interfere, diretamente, na capacidade cognitiva e pedagógica delas. O acesso a este material é fundamental para a saúde, o bem-estar, a alfabetização e a educação, como um todo, dos nossos estudantes”, afirma a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.
 
O aluno que apresentar algum tipo de deficiência visual será encaminhado à unidade básica de saúde mais próxima para agendamento de consulta com médico oftalmologista. Caso tenha necessidade do uso de óculos de grau, a unidade escolar do aluno fará a solicitação ao Departamento de Assistência ao Educando (DAE), que entrará em contato com o Lions para produção do óculos adequado. A entidade será responsável pela doação da armação e das lentes de grau.
 
“Com o alto uso do celular e das telas digitais, percebemos nas salas de aula que os problemas com a visão vêm aumentando, então, essa parceria com o Lions será fundamental para auxiliar os nossos estudantes. Também pretendemos colocar em prática o nosso projeto ‘Além da Visão’, que visa realizar blitzes nas unidades de ensino para detectar o deficit visual nos alunos da Rede”, complementa a supervisora de Assistência ao Educando da Secretaria de Educação de Itajaí e neuropedagoga, Nisleide Aparício.
 
A presidente do Lions Clube Itajaí Praia, Blaíra Pedroso, destaca a importância desta ação para atender crianças que necessitam de óculos e os pais que não têm condições de arcar com os custos. “Muitas vezes na sala multifuncional, recebemos encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem, mas que na verdade só possuem dificuldades para copiar o material do quadro, por exemplo, por problemas de visão”, ressalta Blaíra, que também é educadora especial na rede municipal de ensino.
 
A assinatura do termo de cooperação ocorre no Dia Mundial da Visão (14 de outubro). Nesta quinta, o Lions Clube Itajaí Praia também realizou blitze educativas para conscientização e detecção de problemas de visão. A ação no centro de Itajaí foi realizada juntamente com duas óticas parceiras do Lions, que serão as responsáveis pelas doações dos óculos aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
 
"Muitas vezes o problema de visão não é detectado pelos pais, mas sim pelas escolas, pelos professores. Então, a conscientização é sempre o melhor caminho e essa parceria entre o Lions e o Município só terá a contribuir para uma melhor qualidade no ensino-aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino", completa Ruth Soares, assessora da visão do Lions Clube Itajaí Praia.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS