sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
27/09/2021 | 15:45

Hospital Marieta realiza ações voltadas à saúde mental dos colaboradores

            O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen possui ações e programas de apoio à saúde mental dos colaboradores durante todo o ano, porém, no Setembro Amarelo, as ações de conscientização sobre depressão e prevenção ao suicídio foram intensificadas. Nos murais da instituição foram utilizados visuais informando e reforçando sobre a importância do autocuidado e da observação de sinais em seu meio social, além do uso do laço amarelo, símbolo da campanha, disponível nos uniformes de todos os colaboradores e nos monitores de descanso de tela, atingindo todos os setores com a informação. 
            Foram realizadas durante o mês palestras com profissionais de outras instituições como o Centro de Valorização à Vida (CVV) e a Viacredi, com a palestra “Inteligência Emocional e Sentimentos”. “Também programamos dinâmicas com apoio das psicólogas organizacionais para todos os turnos, reforçando ainda mais a intenção da campanha do Setembro Amarelo”, completa o psicólogo do Hospital Marieta, Robinson Romani.  
            As ações do mês estão focadas na saúde mental dos colaboradores e nas pessoas que são atingidas indiretamente, com foco na temática da campanha que são pensamentos, tentativas e comportamentos suicidas. Durante a pandemia da Covid-19, os profissionais da saúde precisaram e ainda precisam lidar com o grande volume de ambientes que foram isolados, contato direto com pacientes contaminados, luto, afastamento dos profissionais de suas famílias, etc. “Muitos outros fatores na saúde mental podem desencadear transtornos após vários meses de afastamento do ambiente estressor. Como a perspectiva de o Hospital ser um ambiente de saúde, focamos não só em nossos pacientes, mas também na atenção aos nossos colaboradores com ações durante todo o ano. Com o objetivo de manter a saúde mental e evitando transtornos psicossomáticos como transtorno de pânico, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada ou o próprio suicídio que tem sua prevalência efetiva ou extinguida quando tem um acompanhamento com o profissional da psiquiatria ou psicologia. Assim oferecemos essa escuta ativa gratuitamente para "cuidar de quem também cuida", finaliza Robinson. 
 
Ações de atenção à saúde mental durante todo o ano
            As ações não ficam restritas apenas a um mês. Durante todo o ano, o Hospital Marieta tem programas especiais para os colaboradores como a psicoterapia individual, em que os funcionários que necessitam de apoio são acolhidos através da busca espontânea pelo atendimento psicoterapêutico com psicólogo clínico capacitado que faz o acompanhamento do colaborador, além do médico do trabalho e encaminhamentos para a rede de apoio quando necessário. “O Hospital também possui grupos de psicoeducação, em que é feita a abordagem em grupo com temáticas observadas nos atendimentos individuais, atuando com foco nas demandas predominantes com mais eficiência e assertividade”, explica o psicólogo. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS