quinta, 18 de abril de 2024
Educação
21/09/2021 | 18:09

PROGRAMA NOVOS CAMINHOS ENTREGA COMPUTADORES PARA INSTITUIÇÕES DA REGIÃO

O programa Novos Caminhos, que é uma iniciativa da Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina - FIESC, Tribunal de Justiça e Associação dos Magistrados, entregou, na tarde de ontem (20), 20 computadores para oito instituições de Itajaí e região que atuam no acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Os equipamentos foram doados por entidades parcerias do programa. 
 
“Para nós é uma grande satisfação em participar de um vento como este (...)porque na verdade, ele resgata meninos , crianças dos 6 aos 14 e dos 14 aos 18 anos, de uma vida dura, de uma vida sem futuro e eles passam a ter uma oportunidade na vida de serem transformadores nas suas próprias comunidades. Então, nos tiramos na verdade, os meninos da rua e os colocamos no mercado de trabalho”, lembrou o vice-presidente regional da FIESC na Foz do Rio Itajaí, Maurício Cesar Pereira.
 
Parceiro do programa há vários anos, o juiz Fernando Machado Carboni, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos na comarca de Itajaí, destacou também a importância da qualificação profissional para os jovens.    
 
“Eu vejo o programa Novos Caminhos, extremamente importante, primeiro porque dá uma profissão para estes jovens, e não entrega um valor para que eles se mantenham, mas oferece oportunidades. Em segundo, temos  essa doação de computadores que (...) ajuda na inclusão digital, pois hoje qualquer pessoa que não tem o mínimo conhecimento de informática não vai conseguir nenhum emprego. (...)essa doação será muito importante para o aperfeiçoamento destes jovens”, destacou o juiz. 
 
Receberam os computadores as entidades, Anildo Souza, de Navegantes; Anjo Gabriel, de Penha; Instituição Refúgio, de Balneário Piçarras; Lar do Adolescente , de Balneário Camboriú;  Lar do Adolescente  e Lar Criança Feliz, de Itajaí e  Lar de Marina e Associação Lar Maternal Bom Pastor, de Camboriú. 
 
De acordo com a coordenadora da Associação Lar Maternal Bom Pastor, Afafe Sharif, de Camboriú, a doação vai ajudar no desenvolvimento escolar das crianças acolhidas. 
 
“Nós temos crianças de 11 e 12 anos que já estão na 5ª série, 4ª série e 3º ano que começam a ter muitos trabalhos escolares, pesquisas, etc.  Então, vai ser de muita ajuda neste sentido, a professora, a pedagoga poderá auxiliar eles nesta parte do reforço escolar”, disse.  Atualmente, a instituição acolhe crianças de 0 a 12 anos, encaminhadas pelo Poder Judiciário e Ministério público, em situação de direitos violados, em situação de risco, negligência, enfim, crianças que ficam lá no acolhimento até a decisão judicial e, posterior encaminhamento para a família biológica ou famílias substitutas.
 
SOBRE O PROGRAMA 
O programa novos caminhos tem como objetivo transformar a realidade de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento para que alcancem uma vida digna e autônoma. A intenção é uma Mobilização Social para oferta de serviços e capacitação técnica e socioemocional para os adolescentes em serviços de acolhimento, sendo de forma prática, rápida e inovadora, por meio de articulação com a sociedade empresarial para efetiva inserção no mercado de trabalho.
O Programa envolve crianças e jovens de 06 a 18 anos de idade, sendo que para aquelas de 06 a 13 anos, o programa oportuniza atividades de vida saudável, por meio de atendimento odontológico, atividades esportivas e  educacionais. Já para os adolescentes de 14 a 18 anos, o objetivo é contribuir para melhoria do bem estar e qualificação profissional, ofertando oportunidade de educação básica e profissional e de articulação com empresas e parceiros para inclusão no mercado de trabalho. Os jovens desta faixa etária, também participam dos atendimentos odontológicos, de esporte e apoio psicólogo. 
 
Entre as entidades parcerias do Programa Novos Caminhos além da FIESC, do Tribunal de Justiça e da Associação dos Magistrados, estão o Serviços de Acolhimento, Fecomércio, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Ordem de Advogados do Brasil – Santa Catarina e Ministério Público de Santa Catarina.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS