sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
15/09/2021 | 09:30

Secretaria de Saúde promove formação em saúde mental para profissionais da Atenção Básica e Especializada

Considerando a importância das demandas de saúde mental, a Secretaria de Saúde de Itajaí realiza neste mês uma formação para profissionais da Atenção Básica, Especializada e que atuam nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. A iniciativa, alusiva ao Setembro Amarelo, começou no último sábado (11) e contará com outros três encontros ao longo do mês.
 
O primeiro encontro, no sábado passado, foi voltado aos profissionais que atuam nos CAPS e Polos de Psicologia. O tema da formação englobou as “Novas Abordagens em Saúde Mental - Diálogo Aberto e Apoio Matricial” e foi ministrado pelo psiquiatra e psicanalista, Dr. Marcelo José Fontes Dias. As formações para os demais profissionais da rede de saúde serão ministradas nos dias 22 (quarta-feira) e 24 (sexta-feira) no auditório da Secretaria da Educação. E no dia 28 (terça-feira) no Auditório IV, do Bloco E1 – Farmácia, da Univali.
 
Nos próximos encontros da formação, serão abordados os seguintes temas: A Enfermagem em Saúde Mental – Acolhimento e Escuta Qualificada (Palestrante Indiane Lise); Prevenção ao Suicídio (Palestrante Fernanda Isabel Schwertz); Luto/Trauma na Pandemia (Palestrante Catarine Martins Torres); Atenção aos usuários com uso prejudicial e/ou abusivo de crack, álcool e outras drogas (Palestrantes Gabriela da Silva Rudolpho e Janayna Sobota); Políticas Públicas e Ações em Saúde para População em Situação de Rua (Palestrante Ana Cristina Reiser); Manejo clínico aos usuários em situação de vulnerabilidade e/ou uso prejudicial de substâncias psicoativas (SPA) e Síndromes Mentais Orgânicas (Palestrante Marisa Peçanha Knelsen).
 
“As demandas em saúde mental são muito comuns na atenção primária, ou seja, nas unidades básicas de saúde e nos demais centros de atendimento especializados. Por isso, é fundamental o planejamento de ações em saúde mental eficazes e humanizadas, que estejam de acordo com os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica, para aperfeiçoar o atendimento ao usuário na cidade. Este é o foco e objetivo destes encontros formativos”, explica a responsável pela Educação Permanente em Saúde da Secretaria, Edna Laverde.
 
A iniciativa é promovida pela Diretoria de Atenção à Saúde, por meio da Supervisão de Saúde Mental, Polo de Psicologia e Educação Permanente em Saúde.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS