quinta, 23 de setembro de 2021
Política
10/09/2021 | 13:57

Comissão de Gestão Ambiental da Câmara discute neutralização de CO2 com o INIS

A Comissão de Gestão Ambiental da Câmara de Vereadores de Itajaí se reuniu hoje (9) com o diretor presidente do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Vilson Sandrini Filho, para tratar do programa de neutralização do carbono emitido pelo Legislativo em 2020.
 
A presidente da Comissão, servidora Sabrina Schneider, entregou a Sandrini o inventário, no qual constam os cálculos de emissão de carbono. A Comissão levou em conta em conta o diesel utilizado no gerador de energia, o consumo de combustível pelos veículos oficiais da Câmara, a pesagem de resíduos (destinados ao aterro) e o consumo de energia elétrica da Casa. Para a neutralização a Câmara deverá plantar cerca de 330 mudas, em locais que serão definidos conforme orientação do Instituto.
 
O presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner (PSC) também falou da necessidade de atualização da Lei nº 6445/201, que estabeleceu a parceria entre a Câmara e O Instituto: “Gostaríamos de construir essa atualização em conjunto, para que ela se adapte as necessidades atuais da Câmara e do INIS, inclusive para que, se possível, possamos incluir novas ações”, afirmou.  
 
O diretor presidente do INIS se comprometeu a contribuir com o programa e o Instituto deverá orientar sobre as espécies, além de indicar o local de plantio das mudas. Sandrini também falou que a entidade poderá auxiliar a Câmara com orientações técnicas e da necessidade de se pensar, além da compensação, na redução sistemática da emissão de resíduos. 
 
Ações da Comissão
A Comissão de Gestão Ambiental da Câmara entrou em atividade em 2017. De lá para cá, auxiliou o Legislativo no programa de neutralização de CO2; na implantação da usina de energia fotovoltaica; redução de resíduos, além da substituição de materiais de expediente e outros itens por opções menos prejudiciais ao meio ambiente, como a utilização de papel feito com bagaço de cana e copos descartáveis biodegradáveis compostos de amido de milho. 
 
Fotos: Fabricia Prado/CVI.
 

 


JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS