quinta, 23 de setembro de 2021
Geral
03/09/2021 | 16:06

Ecoponto de Itajaí registra crescimento expressivo no descarte de resíduos recicláveis

O volume de resíduos coletados no Ecoponto de Itajaí registrou um crescimento expressivo no mês de agosto: a quantidade de descarte aumentou sete vezes no comparativo com maio deste ano, quando a estrutura foi inaugurada. O espaço recebeu mais de 100 m³ de resíduos recicláveis, cerca de 1.000 lâmpadas fluorescentes e mais de 1,8 toneladas de eletroeletrônicos e pilhas nos primeiros três meses de funcionamento. O Ecoponto integra o programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí. 

 

Instalado em frente ao Centreventos de Itajaí, o Ecoponto recebeu, somente em agosto, 390 lâmpadas, 198 quilos de pilhas, 32,445 quilos de tampinhas, 54,72 m³ de resíduos recicláveis e 385 quilos de eletroeletrônicos. Já os itens com maior volume de descarte nos meses de funcionamento da estrutura são os resíduos de papel (54,72 m³), seguidos pelos resíduos de plástico (34,8 m³) e de vidro (17,64 m³). 

 

De maio a agosto, os tipos de resíduos com maior percentual de aumento de descarte voluntário pelos itajaienses no Ecoponto foram papel (533%) e vidro (450%). Resíduos como óleo de cozinha e metal também tiveram crescimento. 

 

“A quantidade de resíduos recicláveis entregue no Ecoponto de Itajaí só cresce e esse aumento contínuo indica que a população está tomando conhecimento da separação dos resíduos domiciliares, por meio do trabalho do programa, e está disposta a contribuir para a destinação correta destes resíduos”, destaca a coordenadora do Recicla Itajaí, Mauana Ravadelli. 

 

O Ecoponto de Itajaí funciona todos os dias, durante 24 horas. O atendimento presencial ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h – somente neste período, o local recebe materiais como óleo de cozinha usado de residências, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros) e eletroeletrônicos.

  

Os materiais descartados no Ecoponto de Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa AmbyService (descontaminação de pilhas e lâmpadas) e a ONG Amor Animal (tampinhas). 

 

Recicla Itajaí busca aumentar a separação dos resíduos

 

O Recicla Itajaí tem como objetivo tornar a cidade referência na separação dos resíduos sólidos. Implantada pela Ambiental em parceria com o Município de Itajaí, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade, buscando a redução do descarte inadequado de resíduos recicláveis. O programa também está alinhado às metas de sustentabilidade, responsabilidade social e proteção do meio ambiente. 

 

Inauguração de ecoponto, ampliação da frequência de coleta de recicláveis em condomínios e sensibilização da população de casa em casa e nas empresas e órgãos públicos fazem parte das atividades desenvolvidas pelo programa. Esse trabalho ainda é complementado com a melhora na eficácia da coleta seletiva, realizada por equipes uma vez por semana em todas as ruas de Itajaí e duas vezes por semana nos condomínios cadastrados na coleta seletiva.


JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS