terça, 16 de abril de 2024
Geral
03/09/2021 | 08:58

Programa Nascer Itajaiense completa 20 anos de atuação

O Programa Nascer Itajaiense completou 20 anos de atuação no Município de Itajaí. A iniciativa foi implantada em 2001 e visa contribuir com a redução da morbimortalidade infantil na cidade. O modelo do programa propõe atenção integral à criança e à mãe, por meio do acesso à assistência à saúde de qualidade, com equidade e em tempo oportuno. Somente no primeiro semestre deste ano já foram realizados 1.086 atendimentos às puérperas e recém-nascidos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Em 2020, o total foi de 1.982 atendimentos.
 
Para valorizar esta parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Marieta, foi realizada, na última quinta-feira (26), uma cerimônia comemorativa. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria e do hospital, além da primeira dama de Itajaí, Nausicaa Morastoni, que entregou uma placa de homenagem aos 20 anos de fundação do programa para a irmã Mércia Lemes, diretora geral do Marieta.
 
Programa Nascer Itajaiense
 
O Nascer Itajaiense é um dos programas da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí e está entre as ações integradas da Supervisão da Saúde da Criança da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS). As atividades são desenvolvidas no alojamento conjunto e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
 
A iniciativa realiza o acolhimento às mães no pós-parto com orientações relacionados ao aleitamento materno, aos testes de triagem neonatal (testo do pezinho e outros) e aos primeiros cuidados com o bebê. O programa visa também à captação precoce da puérpera e do recém-nascido para a garantia de um cuidado integral, por meio da comunicação direta com as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Atenção Primária das Unidades Básicas de Saúde do município, que realizam a visita domiciliar à família e agendam as primeiras consultas.
 
O programa Nascer Itajaiense ainda disponibiliza às mães que residem em Itajaí, no momento de alta hospitalar, um kit para todos os recém-nascidos e um folder com orientações acerca da amamentação, cuidados com o bebê e testes de triagem neonatal. 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS