quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/09/2021 | 08:51

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da AMFRI apresentam demandas da região para Secretaria de Estado da Segurança Pública

Na manhã desta quinta-feira (2), Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da AMFRI estiveram reunidos, na sede da associação, para apresentar aos representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC) as demandas do setor na Região da Foz do Rio Itajaí. Novos Policiais Militares e adequação do efetivo às necessidades da região foram solicitações urgentes e em destaque na reunião.
 
No primeiro momento da reunião, o Escrivão da Polícia Civil e Gerente de Estatística da Diretoria de Inteligência e Informação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Davi Novelo, realizou apresentação sobre os índices de criminalidade da região da AMFRI.
 
Em relação ao ano de 2020 para o primeiro semestre de 2021, os indicadores de roubo, roubo e furto de veículos, homicídios e feminicídios na região, tiveram queda de 15,4%, 13,5%, 13% e 80%, respectivamente. Já os indicadores de furtos e estelionato, tiveram aumento de 1,9% e de 62%, respectivamente.
 
Tendo em vista o aumento considerável dos crimes de estelionato, o Governo do Estado lançou campanha de prevenção em relação os golpes “Desconfie sempre, não caia em golpes”. Nela, são mostradas as maneiras usadas pelos criminosos para enganar as vítimas. Junto ao material, a população tem acesso à cartilha informativa da Polícia Civil, contendo os principais golpes realizados no estado, dicas de como se prevenir de cada um deles e orientações de como agir caso a pessoa já tenha sido vítima.
 
Posteriormente, com os dados apresentados, o Presidente da AMFRI e prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, fez uma explanação acerca do déficit de efetivos de policiais militares na região da AMFRI.
 
“A defasagem de Policiais Militares é um assunto que nos preocupa muito na nossa região. Com a apresentação dos indicadores, ficou claro que a Segurança Pública vive um bom momento em Santa Catarina, mas nossa região precisa de um olhar diferenciado do Estado. Tivemos retorno de que, com a nova formação de policiais militares no fim do ano, nós teremos maior número de efetivos na região, além de todo o investimento que será feito em tecnologia”, destacando ainda que a reunião foi uma solicitação do Colegiado de Segurança Pública da AMFRI, com apoio dos Prefeitos em Assembleia Geral.
 
Os demais prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais também fizeram suas considerações e solicitações para a comitiva da SSP/SC.
 
Segundo o Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Charles Alexandre Vieira, a demanda da quantidade de efetivos será levada ao colegiado e até o final do ano a região terá recomposição de efetivo.
 
“A intenção é melhorar o número da região da AMFRI com Bombeiros, Policiais Militares, Civis e Peritos. O investimento maciço na área de tecnologia é para potencializar o sistema de câmeras no Estado inteiro, com leitura de placas e reconhecimento facial. Queremos colocar o mais rápido possível em prática, para melhorar ainda mais a segurança em Santa Catarina”, finaliza.
 
O encaminhamento da reunião é o envio de ofício, via AMFRI, de todas as demandas da região que foram colocadas na reunião, a fim de formalizar a solicitação dos pleitos para a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC).
 
Além do Coronel Vieira, o Perito-Geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, Giovani Eduardo Adriano, o Comandante Regional da 3ª Região Policial Militar de Santa Catarina, Coronel Jofrey Santos Silva, representando o Comando-Geral da Polícia Militar e o Diretor de Polícia do Litoral, Luiz Ângelo de Assis Lacerda Moreira, representando a Delegacia-Geral da Polícia Civil, também estiveram presentes e explanaram a situação da região em sua respectiva área.
 
Além do Presidente da AMFRI, o Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira; Prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt; Prefeito de Camboriú, Élcio Kuhnen; Vice-Prefeito de Ilhota, Joel Soares; Vice-Prefeito de Itapema, João Emmel; Vice-Prefeito de Navegantes, Wancarlos Wollinger Corsani;
 
O Deputado Estadual Onir Mocellin também esteve presente na reunião e se colocou à disposição para auxiliar nas demandas de Segurança Pública da região.
 
 
 
Texto: Lyandra Machado/AMFRI
 
Fotos: Luiz Carlos Júnior/AMFRI

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS