sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/08/2021 | 18:18

Alunos do projeto “Minha Escola é o Bicho” visitam o Canil Municipal

Os alunos da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, do bairro Espinheiros, visitaram na tarde desta quarta-feira (18), o Canil Municipal, que fica na Itaipava. Os estudantes do quarto ano são os primeiros contemplados com o projeto “Minha Escola é o Bicho”, que visa sensibilizá-los sobre a proteção, a guarda e a adoção responsável e o bem-estar dos animais. Dentro dos quatro encontros estava prevista uma visita ao espaço, que atualmente tem 280 animais para doação. São cães, gatos e até cavalos que precisam de um novo lar. No dia 24 de agosto, terça-feira da próxima semana, será a vez da outra turma visitar o canil.
 
“Todas aquelas informações que os nossos alunos aprenderam no primeiro encontro, com os bombeiros e a guarda ambiental, sobre questões de cuidados com os bichinhos, combate aos maus tratos, eles estão podendo ver de perto hoje, despertando, ainda mais, o senso de responsabilidade de cada um com o seu animal”, destaca Adriana Bandeira, supervisora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí.
 
A Guarda Ambiental, parceira do projeto, também acompanhou a visita ao Canil Municipal. De acordo com o órgão, os maus tratos, infelizmente, são uma realidade hoje em Itajaí.  
 
“Todos os dias atendemos ocorrências de denúncias de maus tratos aos animais. Muitas situações bastante complicadas, em que precisamos do apoio do pessoal do Instituto Itajaí Sustentável e, quando é o caso, trazer os animais para o canil e encaminhá-los para a adoção. Vale lembrar que maus tratos aos animais é crime, podendo dar ao infrator uma pena de três meses a um ano, além de multa”, enfatiza o guarda ambiental, Fabrício Belardo.
 
“Esses animais nada fizeram para estarem em uma prisão. Aqui é um lar provisório, por isso é importante que mais pessoas venham conhecer o canil e adotar um bichinho, que tanto precisa de carinho e atenção”, apela a gerente do Canil Municipal, Renata Narcizo.
 
O estudante Victor Gabriel ficou sensibilizado ao conhecer o espaço. Ele vai convidar os pais para visitar o canil em um final de semana e, quem sabe, até adotar um novo companheiro. “Eu já tenho um coelho e dois cachorros, mas talvez caiba mais um na minha casa. Aliás, sempre cabe mais um”, afirma o aluno de nove anos.
 
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Nos primeiros e terceiros domingos de cada mês, o canil também fica aberto das 10h às 16h. Doações de rações, sachês para filhotes, cobertas, roupas e brinquedos para os animais são sempre bem-vindas.
 
“Ficamos, realmente, sensibilizados com esta causa. A partir da próxima segunda-feira, vamos organizar na escola, uma gincana para arrecadar essas doações para o Canil de Itajaí. Esta também é uma vertente do projeto Minha Escola é o Bicho, que com certeza, está plantando belas sementes entre as nossas crianças”, finaliza a diretora da EB Thereza Bezerra de Athayde, Mara Lúcia Esteves.  

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS