quinta, 28 de março de 2024
Pandemia
17/08/2021 | 09:40

Itajaí reforça importância da segunda dose da vacina contra Covid-19

A população itajaiense que já tomou uma dose da vacina contra Covid-19 deve ficar atenta ao prazo para receber a segunda aplicação do imunizante. As pessoas que tomaram as vacinas Coronavac e Pfizer podem receber a segunda dose no Centreventos. Já as que receberam a Astrazeneca poderão ser imunizadas tanto no Centreventos quanto nas Unidades de saúde do Município. A Secretaria de Saúde de Itajaí reforça que os moradores devem observar o prazo anotado no cartão de vacina.
 
 
A sala volante do Centreventos atende das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Nas Unidades de Saúde, a imunização ocorre conforme o horário de atendimento de cada sala de vacina, também de segunda a sexta. No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação comprovando a aplicação da primeira dose. Não é necessário realizar agendamento.
 
Alto índice de adesão à segunda dose
 
O Município de Itajaí atingiu o índice de quase 98% de adesão à segunda dose da vacina contra Covid-19 entre as pessoas que já completaram o intervalo adequado. O número reflete a alta demanda pela vacinação contra a doença. Apenas 2,91% das pessoas já vacinadas está com a segunda dose em atraso na cidade.
 
Uma das estratégias que tem facilitado o acesso à segunda dose, é que o Município deixa o imunizante à disposição na sala volante do Centreventos e nas unidades de saúde para quem não conseguiu fazer a aplicação nas ações realizadas. Caso o morador tenha perdido o prazo, ainda é possível completar o esquema vacinal.
 
“A segunda dose é fundamental para garantir a imunização completa. A população deve ficar atenta aos prazos e buscar a vacina. Quem perdeu o prazo também pode se vacinar posteriormente. E mesmo depois de vacinado com a segunda dose é preciso manter os cuidados preventivos. Só assim conseguiremos vencer esse vírus”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.
 
Confira onde e quando tomar a 2ª dose:
 
Vacina Astrazeneca
Intervalo: 12 semanas entre as doses para pessoas imunizadas até junho. E 10 a 12 semanas entre as doses para os imunizados a partir de julho.
Local de vacinação: Unidades de saúde do Município e Centreventos de Itajaí (buscar preferencialmente o local em que fez a primeira dose)
 
Vacina Coronovac
Intervalo: 28 dias entre as doses.
Local de vacinação: Centreventos de Itajaí.
 
Vacina Pfizer
Intervalo: 12 semanas entre as doses.
Local: Centreventos de Itajaí. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS