quinta, 28 de março de 2024
Política
05/08/2021 | 09:51

Agosto Lilás: Câmara reúne entidades que combatem a violência contra a mulher

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Itajaí reuniu nessa quarta-feira (4) representantes de entidades que atuam na defesa da mulher, em alusão ao início do Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
 
A vereadora Anna Carolina (PSDB), Procuradora Especial da Mulher na Câmara, abriu a reunião destacando a importância de ouvir as diferentes instituições, para que o Legislativo possa conhecer a realidade das profissionais que vivenciam a violência no dia a dia, além de escutar as dificuldades e demandas de cada uma.
 
Participaram da reunião representantes da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica Familiar da OAB-Itajaí; Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e Idoso; Rede de Atenção a Pessoas em Situação de Violência de Itajaí; Guarda Armada; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Casa Santa Paulina; Casa das Anas; as vereadoras Cris Stuart (PSC), Hilda Deola (PDT) e representantes da vereadora Celia Filha do Elói (MDB) e da suplente de vereadora Aline Aranha (DEM).
 
As instituições expuseram as principais dificuldades encontradas e a Procuradoria da Mulher dará seguimento a ações que possam melhorar a rede de proteção às mulheres. Entre as principais demandas que serão trabalhadas estão: formas de unificar as informações referentes ao atendimento, acolhimento e encaminhamento das vítimas para programas sociais e atendimento especializado; reinserção de mulheres acolhidas no mercado de trabalho, de forma a garantir sua independência financeira; ampliação de vagas e equipes em casas de acolhimento e a facilitação do acesso de mulheres vítimas de violência à assistência jurídica.
 
Outro ponto abordado na reunião foi a criação de um auxílio-moradia para mulheres vítimas de violência e com dificuldades de obtenção de renda. A vereadora Chris Stuart (PSC) informou que já tramita nas Comissões Técnicas da Casa um projeto de sua autoria nesse sentido, que deve ir à votação em breve. Além disso, a vereadora Hilda Deola (PDT) se comprometeu a articular com a Fundação Cultural de Itajaí a disponibilização de alguns cursos do Programa Arte nos Bairros, como os de artesanato e costura, entre outros, que possam gerar renda para as mulheres vítimas de violência.

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS