quinta, 18 de abril de 2024
Saúde
03/08/2021 | 14:20

Secretaria de Saúde reconhece unidades que alcançaram indicador de visita domiciliar ao recém-nascido e a puérpera

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, reconheceu o trabalho de quatro Unidades Básicas de Saúde do município que alcançaram o indicador de visita domiciliar ao recém-nascido e à puérpera em tempo oportuno. As unidades Canhanduba, Imaruí, Portal II e São Vicente receberam um guia de bolso (material de apoio) e uma placa de homenagem como forma de valorização pelo empenho e dedicação na realização das visitas.
 
A visita domiciliar realizada no tempo adequado, ou seja, até o 7º dia de vida da criança, é fundamental para o melhor acompanhamento da saúde do recém-nascido e da mãe no pós-parto, bem como para redução da mortalidade infantil. Nas visitas, a equipe realiza a avaliação global e de risco da criança, fornece apoio ao aleitamento materno e o encaminhamento para a primeira consulta na Unidade Básica de Saúde.
 
Pensando em facilitar esse processo de trabalho, a Secretaria elaborou um material de apoio para utilização durante as visitas domiciliares. O guia de bolso, entregue para as unidades reconhecidas, aborda a importância e os principais objetivos da primeira visita ao recém-nascido e a puérpera, o passo a passo do que deve ser feito durante a visita, os fatores de risco a serem observados e os testes de triagem neonatal.
 
O reconhecimento das unidades do município que alcançaram os indicadores é uma iniciativa dos setores de Supervisão da Saúde da Criança (DAS/SMS) e Vigilância de Nascidos Vivos (DVE/SMS).

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS