quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/07/2021 | 09:49

ACII participa de debate sobre a abertura de empresas em Itajaí

O processo de abertura de empresas em Itajaí foi colocado em debate em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na noite de quarta-feira (27/07). A proposta foi apresentada pelo vereador Gabriel Zanon, e teve por objetivo buscar soluções para agilizar processos de aberturas de empresas, por meio da desburocratização de processos. Na oportunidade, propôs-se mais celeridade nestes processos por meio da melhoria dos sistemas informatizados para a liberação de documentos, entre outras soluções.
Vários representantes de órgãos públicos e entidades ligados à questão participaram do evento. O presidente da ACII, Mário Cesar dos Santos, compôs a mesa de trabalhos, bem como os vereadores Adriano Klawa e Beto Cunha; o presidente da CDL, Laerson Batista;  o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região, Jucélio João da Silva; o representante da Intersindical Patronal de Itajaí, Jefferson Espíndula; o delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Eduardo B. Filho; os auditores fiscais Marcelo F. Scherer e Ingrid K. de Souza; a representante da Secretaria Municipal da Fazenda, Aglaé Dobrachinski;  o representante da Secretaria Municipal de Tecnologia, Luiz Albuquerque Neto; os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano João Kowalsky, Mayko Silva, José Victor Pessoa e  Aandriele Mussatto; o chefe do setor de Análises de Projetos da Seção de Segurança contra Incêndios dos Bombeiros, Diego H. Rampinelli; a representante da Vigilância Sanitária, Christiane de Brito e o contador Ranieri A. Filho. Participaram ainda, de forma remota, Mateus Oro, auditor fiscal, e Eugênio Hansen, agente de desenvolvimento econômico, ambos do município de Pinhalzinho, que falaram sobre a aplicação da Lei da Liberdade Econômica naquele município, que tem obtido resultados positivos em termos de agilidade na liberação de empresas, cujo tempo leva em trono de duas horas, modelo que se propôs adotar em Itajaí. 
Os representantes do município, por sua vez, informam que, atualmente, o tempo para liberação de empresas dura cerca de três dias, em média, e abordaram algumas dificuldades, porém, defenderam que, para o porte que Itajaí tem, o tempo apresentado é bastante satisfatório. O presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Mario César dos Santos, reforça que por mais que os dados apresentados pareçam bastante positivos, e Itajaí já tenha alcançado avanços, há pontos que podem ser aperfeiçoados a fim dar mais celeridade aos processos, na área contábil, nas questões relativas aos órgãos que emitem licenças, ambientais e sanitários, onde se encontram os grandes gargalos. O presidente da ACII afirmou que é necessário que a uma legislação atenda o bem-estar coletivo e garanta segurança para as empresas. Foto: Davi Spuldaro

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS