sexta, 19 de abril de 2024
Geral
29/07/2021 | 13:45

Univali aprova novo convênio com Apex-Brasil

Itajaí - A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) aprovou novo projeto para manutenção do núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), destinado a empresas que queiram preparar-se para exportar de forma segura e planejada.

 

Por meio do programa serão atendidas as cidades de Santa Catarina localizadas no Litoral, Norte e Vale do Itajaí – com exceção de Brusque e Blumenau. O núcleo atuará por meio de convênio que será firmado nos próximos 30 dias entre a Universidade e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A expectativa é de que as atividades tenham início até o começo de novembro.

 

O Peiex prepara as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. A Univali conduz, desde 2017, as atividades na região utilizando a metodologia de trabalho do programa.

 

A iniciativa é destinada a todas as empresas que tenham interesse em exportar seus produtos. O método prevê implantação de melhorias e inovações técnico-gerenciais e tecnológicas, ampliação de acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições públicas e do setor privado, interação e cooperação entre as empresas da região.

 

No processo de qualificação as empresas participantes passam a conhecer e entender as variáveis que envolvem o processo de exportação de um produto como a habilitação e documentos, tributação, logística, inteligência comercial, sistema de crédito específico, preço do produto, catálogo, participação em feiras e missões internacionais, marketing internacional e outros temas relacionados.

 

Além disso, a empresa recebe consultoria individualizada para identificação do nível de maturidade de seus processos e da capacidade de iniciar atividades internacionais e um plano de negócios internacionais específico é elaborado para cada participante.

 

No primeiro ciclo do programa, 148 empresas foram capacitadas para exportar em 32 cidades no Litoral e Vale do Itajaí. Entre as empresas atendidas, 54 empresas participaram de rodadas de negócios; 24 expuseram seus produtos em feiras internacionais; 13 realizaram missões internacionais;  e 15% delas, sem experiência prévia, fizeram a primeira exportação dentro do prazo de dois anos – índice 50% maior do que a média nacional.

 

O programa é gratuito e a estimativa é que as empresas atendidas aumentem em até quatro vezes as chances de fechar negócios no exterior. Para participar do Peiex, o primeiro passo é cadastrar-se para receber uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional. O contato pode ser feito pelo (47) 3341-7616.

 

Outras informações: (47) 99967-2956, com a coordenação do Peiex Itajaí.




Fonte: Wagner Mezoni

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS