sexta, 19 de abril de 2024
Educação
29/07/2021 | 09:48

Educação lança projeto para sensibilizar alunos e comunidade sobre proteção animal

Os alunos do quarto ano da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, do bairro Espinheiros, são os primeiros contemplados com o projeto “Minha Escola é o Bicho”. A iniciativa da Secretaria de Educação de Itajaí foi lançada na tarde desta quarta-feira (28) e contou com a presença da Guarda Municipal Ambiental e do Corpo de Bombeiros, que levou até a escola os cães de busca e salvamento, Ice e Moana.
 
O objetivo do projeto é sensibilizar os alunos e a comunidade escolar acerca dos direitos, bem-estar, proteção e guarda responsável dos animais, além de realizar ações que contribuam com a proteção animal e a adoção responsável. Ao todo, serão cinco encontros de uma hora cada, com previsão de conclusão em 13 de outubro, quando haverá a formatura dos 33 alunos participantes da iniciativa.
 
Neste primeiro momento, serão contempladas duas turmas da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde. A aula inaugural da segunda turma ocorrerá no dia 06 de agosto, a partir das 13h.
 
“Durante esses encontros, vamos passar aos alunos noções sobre comportamento animal e sua interação com os seres humanos. Apresentar para eles cuidados básicos que os animais necessitam para o seu bem-estar físico e emocional, além de orientá-los sobre ações de resgate e denúncias de maus tratos. Pretendemos, com essa iniciativa, estimular na sociedade valores éticos e humanitários, que possibilitem atitudes de compaixão, respeito, senso de responsabilidade e dever para com todos os seres vivos”, destaca Adriana Bandeira, supervisora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí.
 
Lições para a vida
 
No primeiro encontro do projeto, os bombeiros do 7º Batalhão falaram para as crianças sobre os trabalhos já desenvolvidos pelos cães, Ice (hoje aposentado) e Moana. Ice participou de mais de 100 ocorrências, inclusive na maior tragédia ambiental da história do Brasil, em Mariana (MG). No pátio da escola, os profissionais de salvamento demonstraram, na prática, para os alunos, como os cães trabalham em casos de busca e salvamento e deram lições sobre a liberdade dos animais, que vai além da dar comida e água, bem como lições para a vida dos estudantes.
 
“Sejam Moanas, sejam Ices, vençam na vida. Sigam seus sonhos, corram atrás dos seus objetivos. Vocês não estão aqui por acaso. Levem e plantem essas sementes nas suas casas, demonstrando cuidado e respeito para com os animais”, enfatizou o sargento Evandro Amorim.
 
As crianças já demonstraram, na ponta da língua, que esse primeiro dia foi de muito aprendizado. “Aprendemos sobre a quantidade ideal de ração para os animais, sobre não prender os pássaros em gaiolas e a não maltratar os bichinhos”, contou o aluno Vitor Manoel Silva, de 9 anos.
 
“Escolhemos essa turma para receber o projeto porque a professora, desde o primeiro dia de aula, demonstrou muita preocupação com os animais. Ela, inclusive, carrega sempre no porta- malas do carro um pacote de rações para alimentar os animais de rua”, pontua a diretora da unidade do bairro Espinheiros, Mara Lúcia Esteves.
 
A professora Patrícia Simone Silva diz ainda que, no quarto ano, o tema animais é muito trabalhado com os alunos. “Esse assunto está preconizado na matriz curricular. Os livros da Escola da Inteligência também abordam essas questões, então, toda essa vivência está sendo muito valiosa para os nossos alunos”, complementa. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS