sexta, 29 de março de 2024
Cultura
27/07/2021 | 18:25

Cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão em Itajaí será nesta sexta-feira (30)

Nesta sexta-feira (30), das 13h30 às 18h, a Casa da Cultura Dide Brandão receberá artesãos locais e da região interessados em obter a Carteira Nacional do Artesão. A ação da Fundação Cultural de Itajaí é conjunta com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina. Os atendimentos seguirão os protocolos sanitários contra o novo coronavírus.
 
Os artesãos deverão levar, no momento do cadastro, três peças de sua autoria e uma para confecção no ato da avaliação. Também será necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.
 
A Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual, em vigor desde 2012, é uma identificação nacional para os trabalhadores do setor, vinculada ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal. O documento é gratuito, sem anuidade ou taxa de adesão, e é emitido após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do artesanato Brasileiro (SICAB).
 
A carteira permite ao artesão o acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários. Além disso, o documento dá direito a participar de oficinas, cursos e feiras do PAB.
 
Em caso de impedimento de execução e comprovação da habilidade na presença do avaliador credenciado, poderá ser gravado um vídeo com o passo a passo da confecção do artesanato, que mostre em algum momento o rosto do artesão interessado.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS