quinta, 28 de março de 2024
Educação
27/07/2021 | 09:54

Secretaria de Educação lança projeto Cuidando de quem cuida

A Secretaria de Educação de Itajaí, através do programa Escola da Inteligência, lançou na tarde desta segunda-feira (26), o projeto “Cuidando de quem cuida”. A iniciativa tem como foco professores, secretários e diretores da Rede Municipal de Ensino na gestão de relacionamentos e conflitos. Doze unidades escolares já sinalizaram interesse pelo projeto, que foi apresentado para todos os diretores do município. O lançamento teve música ao vivo e a presença do professor Corujão, um dos personagens da Escola da Inteligência.
 
O curso ofertado pelo Município é do grupo Menthes - Educação Socioemocional - Método Augusto Cury, e será trabalhado, durante uma hora por semana, pelos supervisores da Escola da Inteligência de Itajaí, dentro das unidades de ensino, sob agendamento.
 
“O projeto “Cuidando de quem Cuida” surgiu pela grande demanda de conflitos nas unidades escolares, do chamado feito pelos professores, secretárias e diretores para trabalhar esse tema. Desta forma, iremos mais fundo, orientando nossos profissionais a se comunicarem com empatia e assertividade, a protegerem a emoção e administrarem os pensamentos para construção de relações saudáveis e até mesmo gerenciarem as armadilhas da mente que sabotam as relações entre os profissionais das unidades de ensino”, enfatiza a supervisora da Escola da Inteligência, Kátia Teixeira.
 
Ao todo, serão 20 encontros em cada uma das unidades de ensino, que abordarão temas como: Relacionar-se é inevitável; O que faz uma relação saudável; Como desenvolver um romance com a própria história; Comunicação multifocal nas relações interpessoais; Cuidando com a generalização e com a idealização; Respeitar o seu limite e o limite do outro; Marcando histórias; entre outros. Sempre ao final de cada encontro, os profissionais receberão um desafio semanal, que deverá ser preenchido e entregue, sem identificação, aos supervisores da Escola da Inteligência. A ideia é que, a partir desses desafios, a equipe do programa obtenha um raio-x dos servidores das unidades e consiga trabalhar a fundo determinadas situações.
 
“Esperamos que os nossos profissionais recebam muito bem este projeto, que vai trabalhar valores como o comprometimento com o ser humano, a propagação da ética e do respeito ao próximo e soluções para a elevação do bem-estar de todos. Entendemos que com esse projeto, atingiremos resultados práticos e efetivos na nossa Rede de Ensino”, finaliza a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.  

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS