sexta, 19 de abril de 2024
Geral
27/07/2021 | 09:51

Itajaí terá força-tarefa para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade durante onda de frio intenso

O Município de Itajaí promove nesta semana uma força-tarefa para intensificar o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Alertas meteorológicos indicam que nos próximos dias haverá uma forte onda de frio em todo Estado de Santa Catarina. Em Itajaí, as mínimas previstas, a partir da noite de quarta-feira (28), podem variar entre 1°C e 5°C. O frio intenso deve se estender até sexta-feira (30) e, nesse período, a Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana vão realizar diversas ações de cuidado com moradores de rua, pessoas carentes, agricultores e até animais.
 
“Diante dos avisos meteorológicos de frio intenso, colocamos as nossas equipes em alerta para atender a população que mais necessita. O objetivo é oferecer abrigo, alimentação, higiene e proteção para as pessoas em situação de vulnerabilidade nesses dias frios. Também estamos atentos para dar suporte aos agricultores em função da geada e reforçando o monitoramento dos animais em situação de rua”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
Para acolher as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, o serviço de proteção social do município irá intensificar as abordagens. A partir da noite de quarta-feira, as equipes trabalharão 24 horas para atendimento e o telefone do plantão segue disponível também em tempo integral. Caso a população identifique algum caso em situação de vulnerabilidade, deve acionar o serviço por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp no telefone (47) 99919-8961.
 
As pessoas atendidas pela Abordagem Social são encaminhadas para Casa de Apoio Social ou Abrigo de Inverno, que é ativado em noites de frio intenso com temperatura igual ou menor que 14°C. Em ambos os locais, a população é recebida em espaços adequados para dormir, onde há cobertores, kits de higiene, roupas e alimentação. Os leitos estão dispostos com no mínimo 1,5 metro de distância, há álcool em gel, máscaras de proteção e higienização frequente.
 
Ampliação de vagas em abrigos e casas de apoio
 
Para atender a demanda nesse período, a Assistência Social ampliou o número de vagas de pernoite para 200, incluindo Abrigo de Inverno, Casa de Apoio, CREAS e uma residência para acolher famílias, se necessário. Além disso, poderão ser atendidas outras 67 pessoas em entidades parceiras.
 
“Nossas equipes percorrem toda a cidade e intensificam as abordagens às pessoas em situação de rua para oferecer apoio, alimentação e uma cama quente e limpa nesses dias de frio intenso. Durante essa semana, todos os equipamentos da assistência estão preparados para atender a população nas emergências do frio extremo e encaminhar conforme as necessidades”, destaca a secretária de Assistência Social, Neusa Geraldi.
 
Pessoas em situação de vulnerabilidade, que têm teto, mas precisam de auxílio para enfrentar os dias frios, como doação de roupas e cobertores, podem buscar apoio no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Clique aqui e confira os endereços. 
 
A Secretaria de Saúde, por meio do Consultório na Rua, também reforçará o atendimento aos moradores em situação de rua devido ao frio intenso durante essa semana. Emergências podem ser atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cordeiros ou, em casos de Covid-19, no Centro Integrado de Saúde (CIS).
 
Defesa Civil pode ativar abrigos temporários
 
A Defesa Civil de Itajaí também monitora as condições climáticas para, se necessário, ativar abrigos temporários para acolher a população vulnerável. A equipe está em estado de monitoramento e acompanha a situação nas áreas críticas da cidade. O órgão de segurança e proteção segue de plantão 24 horas e emergências podem ser comunicadas pelo telefone 199.
 
“Estamos emitindo alertas com antecedência e prevenindo os órgãos de assistência do município para acolher as pessoas mais vulneráveis como moradores de rua, idosos, crianças, enfermos e os animais. Além disso, acionamos o apoio do nosso núcleo rural de Proteção e Defesa Civil e daremos suporte aos agricultores para que não sofram com perdas no plantio, pois a previsão é de geada muito forte”, afirma Julcemar Martinho Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município.
 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana, a Defesa Civil irá disponibilizar lonas para os agricultores protegerem mudas e pequenas plantações da geada que está prevista a partir de quarta-feira (28) nas comunidades do interior. As lonas estarão disponíveis no Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), localizado na sede da Cooperativa de Produtores Rurais de Itajaí (Cooperar), que fica na rua José Natal Cugik, nº 1425, Rio Novo.
 
A população pode acompanhar mais informações e alertas no site defesacivil.itajai.sc.gov.br e pelo facebook.com/Defesacivildeitajai.
 
Animais em situação de rua
 
Nesse período de frio intenso, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) irá realizar rondas, distribuir caixas de papelão que servem como “casinhas” e cobertores para os animais em situação de rua. Se algum caso encontrado estiver dentro dos critérios previstos pela Lei 2257/2010 - Código Municipal de Proteção aos Animais, o recolhimento é realizado pela equipe do INIS e o animal é encaminhado para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) para os devidos cuidados.
 
O plantão da Defesa Animal estará disponível para atendimento pelo telefone (47) 98857-2144 (ligações e whatsApp), além da Guarda Ambiental no 153.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS