sexta, 29 de março de 2024
Saúde
22/07/2021 | 09:19

Itajaí promove ação de prevenção às hepatites virais

O Município de Itajaí, através da Secretaria de Saúde, promove uma ação de testagem rápida de hepatites virais, sífilis e HIV no próximo sábado (24). As equipes realizarão os testes, para detecção destas infecções sexualmente transmissíveis no Centreventos, das 8h às 12h. A população em geral pode participar da testagem.
 
A ação tem o objetivo de alertar os moradores para a importância do diagnóstico e tratamento das hepatites virais, além das demais infecções. Conforme o Ministério da Saúde, atualmente mais de 450 mil pessoas convivem com o vírus C da hepatite e ainda não foram diagnosticadas. Trata-se de uma doença pouco expressiva, que geralmente não apresenta sintomas até atingir maior gravidade. Entre as hepatites, o tipo C é o mais prevalente e também o mais letal.
 
Neste ano, o Município registrou 50 casos de hepatites virais. Em 2020, foram 88 casos da doença. Os pacientes diagnosticados nas testagens são encaminhados ao Programa de Hepatites Virais do município, localizado no Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi). A população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde para realizar os testes rápidos.
 
Ação para caminhoneiros
 
Na segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde de Itajaí também realiza testagem rápida de ISTs para caminhoneiros. A ação é alusiva ao Dia do Motorista (25 de julho) e ocorre no Posto Santa Rosa, na rodovia Jorge Lacerda, das 13h30 às 17h, em parceria com o Sest Senat.
 
O que são as hepatites:
 
As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado. Não costumam apresentar sintomas, mas quando eles aparecem os mais comuns são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
 
Os vírus da hepatite B e C são transmitidos por meio do sangue ou relação sexual. Por isso, é importante ficar atento aos cuidados nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação, manicure e pedicure ou tatuagem para que tudo esteja esterilizado, além de usar sempre preservativo.
 
O tratamento para hepatites é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Itajaí, assim como os testes rápidos para detectar a doença. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS