sexta, 29 de março de 2024
Saúde
13/07/2021 | 09:00

Ventosaterapia é nova prática integrativa de saúde aplicada pelo SUS em Itajaí

A Ventosaterapia é a nova Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itajaí. A terapia, que promove relaxamento da musculatura, alivia de tensões e diminui dores e edemas, é ofertada gratuitamente à população no Centro de Práticas Integrativas e Complementar em Saúde (CEPICS), na Unidade de Saúde Fazenda I e no Centro Médico de Referência (CMR) São Judas.
 
Os usuários interessados devem comparecer a um destes locais e agendar o procedimento. Na unidade de saúde e centro médico, os atendimentos são agendados pelos profissionais de saúde. Já no CEPICS os agendamentos ocorrem por demanda interna ou encaminhamento de profissionais das unidades básicas do município.
 
“As PICS estão sendo cada vez mais inseridas nas Unidades Básicas de Saúde do município para facilitar o acesso da população, conforme a proposta da Secretaria de Saúde”, comenta Cristiano Klaus Fischer, gerente do CEPICS.
 
O CEPICS está localizado na Rua Rubens de Almeida, s/nº, bairro Centro, nos fundos da Igreja Matriz. O centro pode ser contatado pelo telefone (47) 3908-6027. A unidade Fazenda I fica na Rua Milton R. da Luz, nº 200, bairro Fazenda, e atende no telefone (47) 3908-5860. Já o CMR São Judas fica localizado na Rua Carolina Vailatti, s/nº, bairro São Judas, atrás do Asilo Dom Bosco, e atende pelo número (47) 3908-5727.
 
Sobre a Ventosaterapia
 
Essa prática integrativa atua através de um vácuo criado com a ventosa, promovendo uma sucção da pele e músculo. Com isso, a terapia aumenta o espaço de circulação dos vasos sanguíneos e linfáticos, promovendo um melhora da circulação sanguínea e linfática.
 
A ventosa pode ser aplicada de forma estática ou dinâmica. A técnica promove relaxamento da musculatura, alivia de tensões, diminui dores e edemas, fortalece os vasos sanguíneos, aumenta a produção de líquido sinovial nas articulações, entre outros benefícios. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS