quinta, 28 de março de 2024
Educação
09/07/2021 | 09:17

Secretaria de Educação aposta em projeto que estimula o consumo sustentável de energia elétrica

Empenhada na busca de medidas que visam o uso sustentável de energia elétrica e a preservação do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Educação criou o projeto “Se Liga e Desliga”. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas, chegou a 12 unidades de ensino do município. O programa promove a troca de lâmpadas fluorescentes por LED, que estimulam o consumo sustentável e economia financeira.
 
“O projeto começou em 2019, mas no ano passado, devido à pandemia, ele precisou parar. Este ano, com o retorno das aulas presenciais, a iniciativa foi retomada. Até agora 12 unidades já foram contempladas com o programa, que promove a redução dos impactos ambientais gerados pela produção de energia elétrica”, afirma Adriana Bandeira, supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí.
 
Somente neste ano, 300 lâmpadas já foram substituídas. A tecnologia LED promete uma economia de pelo menos 5% no consumo de energia elétrica, além de ser mais durável, com vida útil de aproximadamente 20 anos.
 
As doze unidades contempladas com o programa são: os Centros de Educação Infantil (CEIs) Amélia Muller dos Reis, Gabriel Dallago, João Vieira Ramos, Professora Diva Vieira Abrantes, Professora Cássia Maria Schnaider, Rosinha de Souza e Professora Marcia Maria Augusto Nunes; o Centro de Educação em Tempo Integral (Cedin) Jacy Dias Ramos; e as Escolas Básicas Francisco Celso Mafra, Maria Do Carmo Vieira, Aníbal César e Maria Jose Hulse Peixoto. Outras unidades também deverão ser contempladas com o projeto, previsto para ocorrer até 2024.
 
O “Se Liga e Desliga” ainda realiza diferentes atividades com os alunos, através de materiais informativos e a realização de jogos sobre o uso consciente da energia elétrica, formando assim, cidadãos com atitudes ambientalmente corretas. As famílias também recebem orientações sobre a importância de economizar luz.
 
Confira algumas dicas que podem fazer a diferença para o seu bolso e também para o planeta:
 
Dê preferência às lâmpadas de LED e use, ao máximo, a luz natural do ambiente;
Ao sair do ambiente, apague a luz;
Evite banhos demorados e desligue o chuveiro ao se ensaboar ou lavar os cabelos;
Evite o hábito de dormir com a TV ligada e tire da tomada todos os equipamentos que não estão sendo usados;
Ao utilizar o ar condicionado, mantenha portas e janelas fechadas;
Não lave pequenas quantidades de roupas. Use preferencialmente o nível máximo da máquina de lavar. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS