sexta, 19 de abril de 2024
Cultura
07/07/2021 | 16:10

Balneário Camboriú recebe Ciclo de Concertos de Música de Câmara on-line

O mês de julho terá uma programação dedicada à música erudita em Balneário Camboriú. O Ciclo de Concertos de Música de Câmara contemplará quatro apresentações on-line e gratuitas com diferentes formações e a participação de músicos de renome regional e internacional. Os concertos serão transmitidos pelo canal do YouTube do projeto (https://www.youtube.com/channel/UCrSQ8iFR1-p0aoLM3-DNm-w), de 28 a 31 de julho. A iniciativa tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do município. 
 
Adaptados à nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus, os concertos presenciais, que ocorreriam no Teatro Bruno Nitz, foram levados para o ambiente on-line, mantendo as formações propostas inicialmente. As apresentações foram gravadas respeitando as medidas preventivas contra a Covid-19 e serão transmitidas de quarta-feira a sábado, sempre às 20h.
 
Os quatro concertos destacam o piano em diferentes formações musicais: acompanhado de canto, violino, saxofone e a quatro mãos. Participam das apresentações os músicos Alberto Damián Montiel (Argentina/Brasil), Luan Cavalleri (Brasil), Marcos Pablo Dalmacio (Argentina/Brasil), Adriana Platchek (Brasil), Ricardo Figueira (Uruguai) e Mariana Airaudo (Uruguai). 
 
O projeto pretende aproximar a população da música de câmara por meio de um repertório abrangente com grandes compositores. Os músicos também apresentarão, de forma didática durante os concertos, informações sobre as obras e seus autores e curiosidades históricas como forma de gerar conhecimento sobre a história deste gênero tão secular.
 
A iniciativa ainda promoverá, como contrapartida cultural, uma masterclass de piano com a musicista uruguaia Mariana Airaudo, que ficará acessível no canal de YouTube do projeto. Um concerto didático gravado também será disponibilizado para estudantes do município por meio da Secretaria de Educação, promovendo assim a fruição do produto cultural, bem como o estímulo à formação de plateia e novos instrumentistas.
 
Confira a programação completa do evento:
 
28/07 - Concerto de Piano a Quatro Mãos: Adriana Platchek e Alberto Damián Montiel 
29/07 - Concerto de Canto e Piano: Luan Cavalleri e Alberto Damián Montiel
30/07 - Concerto de Violino e Piano: Marcos Pablo Dalmacio e Alberto Damián Montiel 
31/07 - Concerto de Saxofone e Piano: Ricardo Figueira e Mariana Airaudo
 
Horário da transmissão: 20h
 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS