sexta, 24 de setembro de 2021
Cultura
07/07/2021 | 16:08

Exposição de Walter Smykalla abre para visitação no Museu Histórico de Itajaí

O Museu Histórico de Itajaí reabre o seu piso superior para visitação do público, nesta terça-feira (06), com uma nova exposição intitulada “Walter Smykalla – arte e paisagem”. A mostra reúne telas de diversas fases do artista e integra uma etapa do plano de reabertura da unidade. O espaço reaberto do museu será dedicado a artistas cujas trajetórias se entrelaçam com a história de Itajaí e região.
 
Walter Erhardt Smykalla fez das artes sua vida e de sua vida uma história permeada por liberdade, natureza e arte. “Faço parte do universo e, portanto, todo trabalho que executo não é algo isolado, mas sim, faz parte de tudo e de todos”, disse ele. O artista ficou conhecido em Itajaí pelos anos que morou no município e, especialmente, pela numerosa produção de paisagens sobre a cidade e pinturas de murais nas ruas, como na Praça da Pipa, localizada na Rua Uruguai.
 
Autodidata, a arte de Smykalla, segundo a gerente do MHI, Evelise Moraes, caracteriza-se pelos traços quase ingênuos. “Seus temas são variados, abrangendo desde temas regionais, como a festa junina de São Pedro em Taubaté, ou a brincadeira de pipas, em Itajaí, até a representação de figuras sacras e retratos”, ressalta Evelise.
 
A exposição temporária de média duração deve seguir no espaço até pelo menos início do ano que vem. Além da sala de artes, estão disponíveis para visitação no piso superior o Salão Nobre Rui Barbosa e a Galeria de Fotos, e a exposição de longa duração do museu que ocupa o piso térreo.
 
Visitação nos Museus de Itajaí
 
A visitação ao museu é limitada a cinco pessoas por vez, em circuito unidirecional com acompanhamento de monitor, respeitando o distanciamento físico. Só é permitida a entrada de pessoas com máscara O horário de atendimento ao público é de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Aos sábados, o Museu Histórico abre das 10h às 14h.

JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS