terça, 21 de setembro de 2021
Cultura
02/07/2021 | 16:01

Programa Arte nos Bairros disponibiliza vagas em cursos gratuitos

As aulas dos mais de 35 cursos gratuitos do programa Arte nos Bairros iniciaram, no final de maio, em polos espalhados pela cidade e também de forma on-line. Foram feitos ajustes e neste mês seguem abertas as inscrições para mais de 15 oficinas que ainda possuem vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas diretamente com o professor do curso pretendido. A lista das oficinas que têm vagas, com o dia e horário das atividades e contato do professor responsável, está publicada ao final desta matéria.

Há cursos para todas as idades, desde a primeira infância até a melhor idade, destinados a moradores de Itajaí. As oficinas acontecem em locais públicos, salões paroquiais, escolas, entidades, associações de moradores, espaços culturais alternativos, entre outros pontos e por meio de plataformas digitais. Os cursos contemplam o nível básico, intermediário e existem ainda algumas opções no nível avançado.

Os professores credenciados vêm buscando novas alternativas de ensinar. Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas do programa, que foi reativado em 2017 e já contemplou cerca de 7,5 mil pessoas, estão ocorrendo com turmas reduzidas e seguindo todos os protocolos de segurança no formato presencial, intercaladas com propostas no ambiente digital.

Esta edição do programa tem novidades. Entre os lançamentos destacam-se o curso “Da Literatura para a Escrita ou vice-versa”, com o professor André Soltau; o curso “Vozes da Cidade: oficina de escrita criativa para adolescentes”, com a professora Vanessa Gonçalves; o curso “Maquiagem Cênica”, com Andressa Romanholi; e o curso “Produção cultural: da escrita à prestação de contas”, com Karoline Gonçalves.

A diretora executiva da Fundação Cultural de Itajaí, Schibian Philemonn Oliveira Costa, comenta que a equipe realizou adequações visando à continuidade da iniciativa e o atendimento à população de diversos bairros da cidade: “Temos adaptações periódicas, principalmente em meio ao cenário pandêmico, mas a essência da proposta permanece: dar acesso à arte e cultura, oportunizar a troca e o despertar de habilidades na comunidade, por meio de aulas práticas. Temos ciência também da importância do programa para a classe artística, é uma forma de minimizar os impactos no setor e valorizar os artistas. O investimento em recursos é exclusivamente focado na contratação dos 80 professores, os polos são todos parceiros”, pondera.

A lista completa dos cursos, professores e polos está disponível no site da Fundação Cultural de Itajaí, em Editais, Resultados 2021.

Como se inscrever

Para se inscrever no programa, os interessados devem entrar em contato por telefone ou e-mail, diretamente com o professor credenciado, indicando a oficina, horário e local que deseja participar das aulas.

Confira os cursos com vagas disponíveis (limitadas):
Amigurumi (crochê e suas derivações)
Artesanato
Bateria
Canto coral
Cantos populares e Boi de Mamão
Capoeira
Cinema e audiovisual
Contrabaixo elétrico
Costura Criativa
Dança Afro
Dança de Rua
DJ para hip-hop
Inserção às artes visuais: desenho
Musicalização
Patinação
Percussão
Pintura em tecido
Produção cultural
Sopros (flauta doce, eufônio, sax, trombone)
Teatro
Teclado
Violão


JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS