quinta, 18 de abril de 2024
Geral
29/06/2021 | 14:50

Itajaí ativa abrigo de inverno e intensifica abordagens para acolher pessoas em situação de rua

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, está preparado para acolher as pessoas em situação de rua durante a estação mais fria do ano. O abrigo de inverno está ativo e já pode receber moradores a partir desta segunda-feira (28). O objetivo é ofertar acolhimento a esta população vulnerável, proporcionando uma noite mais confortável e segura. O serviço da Abordagem Social também intensifica os atendimentos diários por toda cidade para dar suporte a esta população.
 
O abrigo funciona em noites de frio intenso, com temperatura igual ou menor que 14°C. O espaço conta com 35 vagas para pernoite e dispõe de colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene para acolhimento. O local, que atenderá a população em situação de rua conforme demanda, fica localizado na rua Jorge Fernandes, 67, bairro Fazendinha.
 
“Com muita vontade de ajudar e acolher, nossas equipes percorrem toda a cidade e intensificam as abordagens às pessoas em situação de rua para oferecer apoio, alimentação e uma cama quente e limpa nesses dias de frio intenso. No entanto, a missão nem sempre é fácil, pois a maioria não quer deixar a rua e prefere enfrentar o frio do que aceitar ajuda”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Geraldi.
 
O serviço de proteção social está disponível das 5h à meia-noite para atendimento. Quando a população identificar algum caso de vulnerabilidade, pode acionar a abordagem social pelo telefone de plantão (47) 99919-8961 (Ligações e whatsApp). Neste momento, as pessoas que necessitam de auxílio nos dias de frio intenso são encaminhadas também para a Casa de Apoio Social, localizada na rua Vereador Claudino José Pacheco, o local conta com 36 vagas.
 
Nestes locais, o Município oferece aos usuários diversos serviços, como acolhimento, alimentação, higiene, roupas, guarda de pertences e encaminhamento para confecção de documentos pessoais. Os cidadãos que decidirem voltar para seus municípios de origem também recebem passagem rodoviária para todas as regiões do país.
 
Prevenção ao coronavírus
 
Segundo a Secretaria de Assistência Social, a capacidade do abrigo está reduzida devido às normas de prevenção ao coronavírus (COVID-19). Com isso, os leitos de acolhimento foram dispostos com, no mínimo, 1,5 metro de distanciamento entre cada um. Todos os demais cuidados de saúde, com a disponibilização de álcool em gel 70%, máscaras proteção e limpeza constante do espaço, estão sendo observados pelo Município.
 
Aviso de frio intenso
De acordo com a Defesa Civil uma frente fria é responsável por muitas nuvens e chuva até madrugada desta terça-feira (29). Logo em seguida a chegada uma massa de ar polar vai trazer muito frio para todas as regiões. O frio se intensifica a 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS