sexta, 19 de abril de 2024
Educação
18/06/2021 | 18:23

Resultados da Escola da Inteligência são apresentados em unidade de ensino de Itajaí

O Grupo Escolar Elisa Gessele Orsi recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), a apresentação dos resultados obtidos com a Escola da Inteligência em Itajaí. A equipe do programa e representantes das Câmaras de Vereadores de Itajaí e de Balneário Camboriú acompanharam a divulgação. A Escola da Inteligência trabalha as habilidades socioemocionais com estudantes, profissionais e familiares. A iniciativa foi implantada na Rede Municipal de Ensino em 2017, antes mesmo destas competências seres preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
“A BNCC só passou a exigir esta habilidade em 2020. Itajaí saiu na frente e, com isso, vem há mais de quatro anos colhendo os bons resultados que a educação socioemocional pode oferecer aos nossos alunos, seus familiares e professores”, enfatiza a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.
 
Atualmente, o programa contempla 41 escolas e 64 Centros de Educação Infantil, atendendo aproximadamente 30 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, desde o Jardim I até o 9º ano do Ensino Fundamental. A Escola da Inteligência tem mais de 90% de aprovação entre os alunos, pais e professores. O Grupo Escolar Elisa Gessele Orsi, por exemplo, aplica o programa com todos os seus 188 estudantes, do 1º ao 5º ano e os resultados são sentidos no dia a dia da unidade.
 
“A gente percebe, desde que iniciou a aplicação do programa, um maior envolvimento das famílias com a escola. Percebemos também mudanças no comportamento dos nossos alunos dentro de sala de aula e na hora do recreio, com mais respeito ao próximo, por exemplo”, comenta a diretora do grupo escolar, Síntia Nara.
 
“Ao aplicarem as lições que trabalham com as questões emocionais, os professores aplicadores do programa acabam detectando várias situações, como problemas de relacionamento entre crianças e familiares, baixa autoestima, desmotivação e até casos de abusos sexuais ou psicológicos. No ano passado, quando começamos a vivenciar esse período de pandemia, o programa demonstrou ainda mais a sua eficácia, pois foi um grande elo de ligação entre as escolas e as famílias”, declara a coordenadora do programa Escola da Inteligência em Itajaí, Kátia Teixeira. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS