domingo, 25 de julho de 2021
Geral
15/06/2021 | 08:30

Itajaí: 161 anos de muito orgulho, trabalho e realizações

Itajaí chega aos 161 anos de emancipação político-administrativa sustentada por um ciclo de grande desenvolvimento econômico e social. Mesmo atravessando ainda um período de pandemia e de restrições necessárias, continuamos apresentando resultados econômicos e sociais que orgulham toda nossa população. Inclusive, este povo, com sua coragem e determinação, é o grande responsável pelos resultados que são vistos e sentidos no dia a dia da população.
 
Mais do que a economia que mais cresce em Santa Catarina, com R$ 25,4 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB), somos a segunda cidade com melhor PIB por habitante e a primeira entre as 12 maiores economias de nosso estado. Somos destaque nacional na geração de empregos, com mais de 4.000 novas vagas formais criadas neste ano, e um celeiro de novas oportunidades e empreendedorismo, com saldo positivo de mais de 3.000 novas empresas. Isso significa que a ascensão de nossa economia não se concentra, beneficiando a todos com oportunidades e riquezas.
 
Do encontro do rio com o mar vêm nossa força e potencialidades, como o porto, a pesca e a construção naval. Temos as belezas das praias, uma localização privilegiada e o investimento em nossa capacidade turística com uma rede hoteleira de qualidade, o resgate de nossas festas tradicionais, como a Marejada e a Festa do Colono, e a confirmação da regata volta ao mundo The Ocean Race pela quarta vez em Itajaí. 
 
Tudo isso para confirmar nossa qualidade de bem receber aqueles que aqui chegam e, muitas vezes, chegam para ficar. Do rio e do mar vêm a vocação náutica, de ser o maior Polo Náutico do Brasil. Somos o maior porto e manipulador de pescados do país, temos uma cadeia de estaleiros de construção de barcos de luxo e agora teremos a construção de navios de guerra para a Marinha do Brasil, que certamente tornará o município uma referência de tecnologia náutica e militar para todo o Hemisfério Sul.
 
O nosso Porto de Itajaí é a mola mestra da nossa economia. Por isso, a recuperação da movimentação de contêineres e a busca por um modelo de negócio eficiente são fundamentais. A recuperação de todos os berços de atracação e os bons resultados obtidos com a nova bacia de evolução refletem diretamente em todos os setores da economia, em especial o de serviços.
 
Essa potência econômica alavanca também nossa qualidade de vida e dá ainda mais orgulho a todos que aqui moram. Itajaí é uma cidade com bons índices de segurança, longevidade e gestão pública. Somos reconhecidos como a terceira melhor cidade do Brasil em governança e a 18ª mais inteligente.
 
Falar de Itajaí em seu aniversário de 161 anos, que me desculpem os grandes historiadores de nossa terra, é mais do que falar de história, é falar de futuro. Com os investimentos que estamos fazendo por uma educação que prepare nossas crianças para os desafios com inteligência emocional, na saúde do ser humano de forma preventiva e integral e na mobilidade urbana e infraestrutura, só podemos projetar ainda mais crescimento.
 
Orgulhoso de nossa história, convicto de estar trabalhando pelo melhor para todos e com o olhar voltado para as novas gerações, desejo um futuro de muita prosperidade ao nosso povo. Parabéns, Itajaí!
 
Por Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí

JORNAL IMPRESSO
23/07/2021
16/07/2021
09/07/2021
02/07/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS