sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
14/06/2021 | 16:36

Doação de sangue durante a pandemia continua necessária

Durante este momento de pandemia em que estamos vivendo, a doação de sangue continua necessária e de extrema importância, destacam os médicos especialistas. Segundo eles, não existe nenhum risco para o doador, pois todos os materiais utilizados são descartáveis. A preocupação se torna maior, com a contaminação do sangue, por isso são tomados todos os cuidados. 
 
“Quem já teve COVID, deve aguardar 30 dias após a melhora completa dos sintomas para doar sangue e quem teve contato direto com alguém doente com suspeita da doença, deve aguardar 14 dias, assim não coloca em risco as pessoas para quem esse sangue vai ser doado, pois muitas vezes, já são pessoas debilitadas, com risco de ter uma doença mais grave”, alerta a médica hematologista, Dra. Brigitte Brandes, que é membro da Associação Brusquense de Medicina - ABM.  
 
No Dia Mundial do Doador de Sangue, que é nesta segunda-feira, 14, além deste cuidado com o novo coronavírus, é preciso ainda respeitar algumas determinações médicas antes de doar sangue, como por exemplo, ter mais de 16 anos de idade e menos de 69; não pode doar quem tem mais de 60 anos de idade e nunca doou sangue antes; ter histórico de doenças como hepatite B e C, malária, Doença de Chagas, HIV, Mal de Parkinson e pessoas com febre ou qualquer outro tipo de vírus, no momento da doação. Também não podem ser doadores de sangue quem tem anemia, gestantes e aquelas que estão amamentando, pessoas com doenças graves do fígado, do coração, do pulmão, dos rins e diabéticos, bem como ter histórico de bebidas alcóolicas nas doze horas anteriores da doação, tatuagem há 12 meses, extração dentária há sete dias e vacinação recente. 
 
É necessário ainda, observar um intervalo entre cada doação de sangue, sendo que os homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo mínimo de 60 dias e as mulheres até três vezes por ano, com intervalo de 90 dias. 
 
TIPAGEM SANGUÍNEAS
Vale salientar que, não é necessário saber o seu tipo sanguíneo para doar, por isso não precisa fazer este exame antes da doação. O tipo sanguíneo sempre é confirmado após a doação, mesmo que o doador já saiba.
 
São quatro os principais tipos de sangue: O, A, B e AB. Estes podem ser positivos ou negativos, sendo que 80% da população tem sangue positivo, enquanto que 20 % negativo, por isso são mais raros, mais difíceis de serem encontrados em caso de uma necessidade. O sangue O negativo é o doador universal, que serve para todos os demais tipos. Já o tipo AB, ele é o receptor universal, pois recebe de outros tipos de sangue, mas só doa para ele mesmo. 
 
Ainda de acordo com a hematologista, uma doação de sangue, pode salvar a vida de várias pessoas, pois em “cada coleta podem ser obtidos até 5 produtos, como o  concentrado de hemacias, o concentrado de plaquetas, o plasma fresco, o crioprecipitado de fator VIII (fator anti-hemofílico) e também a albumina. Sendo que cada um destes produtos é utilizado em situações diferentes como em casos de anemias graves, distúrbios de coagulação e falta de proteínas no organismo”.
 
ONDE DOAR
Todo o sangue que é utilizado nos hospitais de Brusque, sendo o Hospital Azambuja em maior quantidade, mas também o Hospital Imigrantes e o Hospital Dom Joaquim, vêm das coletas do Hemosc, em Blumenau. 
 
“Existem situações de acidentes, principalmente de trânsito que nós temos com muita frequência em nossa cidade e na região, as hemorragias, doenças graves  como o câncer e pacientes em hemodiálise, entre outros que, com muita frequência, necessitam de transfusões de sangue. Nós esperamos que num futuro próximo, possamos retornar a realizar as doações de sangue na nossa cidade”, lembrou a médica Brigitte 
 
Quer ajudar? Doe sangue! O HEMOSC, que é o Hemocentro,  está localizado na Vila Nova, na Theodoro Holtrupp , número 40, em Blumenau. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 11 horas da manhã. Telefone: (47) 3222- 9800.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS