quinta, 28 de março de 2024
Cultura
14/06/2021 | 14:08

Itajaí 161 anos: Professores do Conservatório de Música lançam vídeo comemorativo

“Deixe por conta da manhã, que o azul do céu e o sol se encarregam de azular, as águas da Atalaia, maré mansa pela praia, Geremias nos traz peixes pro jantar. Na minha cidade tem um porto, início e fim de linha, lenços brancos corações...”. Este é um trecho da música Ares de Verão, do compositor itajaiense Carlinhos Niehues, considerada pela comunidade artística como um dos hinos de Itajaí. O tema foi escolhido pelos professores do Conservatório de Música Popular de Itajaí, que leva o nome do músico, para homenagear a cidade pela comemoração de seus 161 anos. O lançamento do vídeo collab ocorre na segunda-feira (15), dia do aniversário, às 19h, no canal de YouTube da instituição.
 
Os desafios impostos pela pandemia motivaram adaptações no processo de ensino e aprendizagem, no fazer artístico e apreciação musical. O Conservatório de Música de Itajaí ajustou todas as atividades ao formato remoto. Entre reuniões em vídeo conferências nos escritórios improvisados dentro de casa, os professores adaptaram suas aulas para o mundo virtual.
 
Do fazer artístico no home office, surgiu a ideia de formar uma grande banda remota para celebrar o aniversário de Itajaí. Reunindo os professores do Conservatório, foi elaborado um vídeo colaborativo ou “collab”, prática musical muito usada nesses tempos de pandemia, quando o fazer musical coletivo ficou restrito aos encontros virtuais.
 
O vídeo “Ares de Verão” reuniu 16 músicos professores, que gravaram de suas casas, com recursos pessoais. O áudio foi editado e masterizado pelo músico, professor e produtor musical Arnou de Melo. A edição do vídeo e direção de fotografia ficou a cargo do artista audiovisual Lenon Cesar. Os arranjos instrumentais e de cordas foram compostos pelo professor e arranjador Ricardo Paulleti e os arranjos vocais pela professora e maestrina Cristiane Muller.
 
Conservatório tem o nome do compositor itajaiense
 
Em 2017, foi aprovado o projeto de lei que oficializou o nome do músico Carlinhos Nieuhes para o Conservatório de Música Popular de Itajaí. Músico, compositor, poeta, ator e artista plástico itajaiense, Carlinhos desenvolveu uma obra de inquestionável qualidade artística, que atravessou fronteiras e deixou um legado cultural notório para Itajaí e região. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS