quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/06/2021 | 17:10

Sistema de abastecimento de água de Itajaí se recupera de impacto de chuvas

As fortes chuvas da última madrugada tiveram impactos que ainda podem ser sentidos em diversas partes do sistema de abastecimento de água em Itajaí. A turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim, que fornece a água para as principais estações de tratamento (ETAs), está em 1.300 unidades (ntu), 30% acima do limite de funcionamento eficaz do sistema.
A ETA São Roque está operando em vazão máxima, com a produção de água tratada prejudicada pela necessidade constante de lavação dos filtros e decantadores, devido à turbidez elevada. Algumas dificuldades elétricas também foram verificadas, mas já estão em manutenção. A ETA Arapongas está em meia vazão, também em resposta à turbidez. Os principais reservatórios estão em cerca de metade da capacidade.
Essa situação reforça a necessidade de racionamento do consumo de água pela população.
Devido à forte correnteza, as comportas da barragem de contenção da cunha salina estão abertas. Um guindaste está no local removendo detritos de pequeno porte do rio. 
A área mais afetada foi o Limoeiro, tendo sido necessário paralisar a ETA local. Manutenções emergenciais estão sendo realizadas em trechos da rede de distribuição de água na rua Mineral. Peças importantes do sistema de captação foram arrastadas pela enxurrada, precisando ser repostas. A previsão de retomada parcial da operação do sistema é no final do dia de hoje. Nesta quinta-feira (10), a partir das 7h, a ETA será paralisada para desassoreamento do Ribeirão Mineral, devido ao volume de sedimentos.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS