quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
02/06/2021 | 14:55

Meia Praia apresenta o melhor índice de qualidade da água para banho de mar

Na Semana do Meio ambiente, o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), iniciou a divulgação do Programa de Balneabilidade para os alunos da Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, na ocasião também foi abordado sobre a importância do tratamento de esgoto. 
O programa iniciou no mês de fevereiro deste ano com o monitoramento da qualidade da água no ponto do bairro Meia Praia. O Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, destaca que este trecho nunca havia sido monitorado antes pelos órgãos de controle.
“As 16 análises constataram que o trecho de Meia Praia possui as melhores condições de Balneabilidade de Navegantes, sendo assim, estamos instalando uma placa com as informações sobre a qualidade da água neste ponto da praia”, informa.
O Programa de Balneabilidade, lançado pelo IAN, contempla análises semanais durante a alta temporada e mensais na baixa temporada. 
“São feitas análises dos parâmetros microbiológicos Escherichia coli e Enterococos, além de ensaios físicos-químicos pela mensuração do pH, óleos e graxas e resíduos flutuantes. O laboratório responsável é o Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (CLEAn), da Univali", explica.
 
O objetivo das análises do Programa de Balneabilidade vai além de fornecer informações sobre os trechos da praia que possuem condições próprias para o banho de mar seguro. 
 
“O planejamento visa a 'Certificação Bandeira Azul', o selo ecológico mais reconhecido no mundo. Os resultados obtidos até agora são positivos e atendem os critérios estabelecidos pela organização”, finaliza o superintendente.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS