quinta, 18 de abril de 2024
Pandemia
31/05/2021 | 16:13

Vacinação contra Covid-19 para trabalhadores portuários inicia pelo Porto de Itajaí

A vacinação contra Covid-19 para os portuários inicia nesta segunda-feira (31) pelos trabalhadores do Porto de Itajaí. A medida foi definida pela Secretaria de Saúde de Itajaí em reunião com representantes da Superintendência do Porto de Itajaí, Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO), Intersindical dos Trabalhadores Portuários e APM Terminals.
 
A imunização dos portuários será na sala volante do Centreventos, de segunda a quarta-feira (2), das 18h às 20h, e na quinta-feira (3) – feriado de Corpus Christi –, das 8h às 12h. Os trabalhadores deverão apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, contracheque e documento que comprove o vínculo com a atividade realizada.
 
O Município de Itajaí recebeu 733 doses da vacina AstraZeneca do Governo do Estado para vacinação dos portuários. Estas primeiras doses serão distribuídas desta forma: 360 para trabalhadores portuários que atuam diretamente nas operações, 22 para trabalhadores do OGMO, 101 para o efetivo da Guarda Portuária e trabalhadores da Superintendência do Porto de Itajaí, e 250 para os funcionários da APM Terminals. Neste momento não estão contemplados na vacinação despachantes aduaneiros e retroportuários nesse grupo.
 
A Vigilância Epidemiológica recebeu uma listagem com os nomes dos trabalhadores portuários contemplados inicialmente com a vacina contra Covid-19 – cada trabalhador poderá questionar o seu gestor sobre a lista. Os demais terminais da cidade deverão enviar pelo e-mail imuno@itajai.sc.gov.br a listagem dos seus trabalhadores. Quem não estiver contemplado nesta primeira fase poderá receber posteriormente, conforme o recebimento de mais vacinas.
 
O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destaca que nesse primeiro momento vacinação será priorizada para os colaboradores que atuam na operação portuária constantemente, garantindo que a movimentação não sofra interrupções. “Felizmente vários trabalhadores portuários, que não pararam de trabalhar nenhum dia durante a pandemia, gerando emprego e renda para Santa Catarina, farão parte do primeiro grupo prioritário para receber a vacina. Esperamos a chegada de novos lotes de vacina para imunizar todos os trabalhadores”, afirma.
 
Forças de segurança e salvamento
 
Profissionais que integram as Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas e os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade também começam a ser vacinados contra a Covid-19 nesta segunda-feira (31) no Centreventos. O atendimento de segunda a quarta-feira (2) será das 18h às 20h, e na quinta-feira (3), das 8h às 12h. O Município recebeu 600 doses para imunização deste grupo.
 
Conforme definido pelo Ministério da Saúde, este grupo é composto pelos integrantes das seguintes corporações: Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Defesa Civil Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Bombeiros Voluntários e membros das Forças Armadas (Marinha, no caso de Itajaí) lotados em Santa Catarina.
 
Os profissionais deverão comprovar seu vínculo com as corporações, mediante apresentação de documento com foto, CPF ou Cartão SUS, carteira funcional, contracheque ou documento comprobatório (ofício) assinado pela chefia da corporação, informando que o profissional tem vínculo efetivo e ativo com a instituição. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS