quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/05/2021 | 15:59

Presidente do CREA-SC destaca papel das entidades de classe no Sistema Confea/Crea e Mútua

As entidades de classe são organizações profissionais que desempenham papel importante de representatividade jurídica, administrativa e política em favor dos associados junto à sociedade e dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Esses órgãos atuam na defesa dos direitos e no debate público em torno dos interesses da categoria.
 
De forma geral, as entidades buscam a valorização profissional e se comprometem em zelar pela ética, promover a cidadania, defender o meio ambiente e a sociedade. Por meio da representação junto às prefeituras, órgãos, comissões, comitês, corpo de bombeiros e outros, participam do debate de temas e projetos importantes nas áreas de saneamento, infraestrutura, mobilidade urbana, acessibilidade, sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e outros.
 
Promovem ainda a formação continuada e o aprimoramento profissional através de seminários, congressos, simpósios, cursos e palestras, muitos com apoio institucional e financeiro do CREA-SC. As ações e campanhas voluntárias e sociais e os eventos de confraternização cultural, esportivo, gastronômico ou festivo mostram sua força e inserção dentro das comunidades.
 
O presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, ressalta que as entidades contribuem significativamente com o processo de fortalecimento e valorização profissional, criando oportunidades de atuação, representação social e política na sociedade.
 
Ele explica que são os representantes das entidades, juntamente com os das instituições de ensino superior, que atuam como conselheiros compondo o plenário, diretoria, câmaras especializadas e comissões permanentes e especiais dos Creas. “Eles participam ativamente das decisões e temas pertinentes às profissões ao Sistema, incluindo o aprimoramento da fiscalização, a legislação profissional, os projetos e ações preventivas e orientativas, entre outros.”
 
Kita destaca ainda que, em decorrência da força e representatividade profissional, política e social das entidades, o profissional associado tem benefícios e vantagens em relação aos demais. “É fundamental ao profissional estar associado a uma entidade de classe que o represente e participe das negociações e mudanças inerentes à sua profissão.”
 
O Crea-SC possui atualmente 47 entidades de classe associadas, sendo 45 com representatividade no plenário e duas sem representação.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS