quinta, 28 de março de 2024
Cultura
25/05/2021 | 09:06

Abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Arte nos Bairros

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do programa Arte nos Bairros. Neste ano, o projeto inicia com atividades de forma híbrida: oficinas presenciais e remotas. São mais de 40 polos espalhados pela cidade, 35 cursos disponíveis e 70 professores contratados pelo Município de Itajaí para o programa. Os interessados devem se inscrever diretamente com o professor ou polo do curso escolhido e comparecer no local das aulas ou participar no ambiente digital das oficinas, que iniciam em 31 de maio.
 
A lista completa dos cursos, professores e polos está disponível no final da matéria e no site da Fundação Cultural de Itajaí, em Editais, Resultados 2021.
 
Com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais em 2020, novas formas de ensino surgiram através das plataformas on-line. Os professores buscaram maneiras de continuar ensinando à distância, com vídeoaulas, encontros on-line e lives. Neste ano, serão retomadas atividades em mais de 40 polos, intercaladas com propostas no ambiente digital. As aulas presenciais seguirão todas as orientações de prevenção à Covid-19, de acordo com os decretos vigentes e protocolos dos órgãos de saúde.
 
Muitos dos polos que receberam o programa Arte nos Bairros em 2019 manterão a proposta. Há ainda a ampliação das oficinas com a adesão de novos locais.
 
“Teremos mais de 70 profissionais conduzindo os cursos do programa, que é referência de sucesso em Santa Catarina e já foi premiado como exemplo de gestão pública. A comunidade tem procurado pelas oficinas e o Arte nos Bairros tem um papel social muito importante, muitas vezes de troca, valorização e despertar de habilidades. Especialmente no momento em que vivemos, com todas as adaptações frente à pandemia, a iniciativa além de levar acesso à cultura para os bairros e interior da cidade, é fonte de renda aos artistas e minimiza os impactos no setor”, ressalta a diretora executiva da Fundação Cultural de Itajaí, Schibian Philemonn Oliveira Costa.
 
Como se inscrever
 
Para se inscrever no programa, os interessados devem entrar em contato por telefone ou e-mail, diretamente com o professor credenciado ou no polo credenciado, indicando a oficina, horário e local que deseja participar das aulas.
 
As oficinas ocorrerão em locais públicos, salões paroquiais, escolas, entidades, associações de moradores, entre outros pontos, e por meio de plataformas digitais. Alguns cursos contemplarão o nível básico e outros também terão o intermediário.
 
As oficinas destinam-se aos moradores de Itajaí e as vagas são limitadas. Para efetivar a inscrição, o participante ou os responsáveis pelas crianças e adolescentes devem assinar a ficha e apresentar os documentos solicitados.
 
Sobre o Arte nos Bairros
 
Reativado em 2017 pela Fundação Cultural de Itajaí, o programa Arte nos Bairros tem como proposta levar arte, cultura e entretenimento de qualidade às comunidades do município. Em torno de 7,5 mil pessoas já participaram da iniciativa.
 
Confira alguns dos cursos disponíveis em 2021:
 
Artes visuais e mentoria artística
Aplicações em tecido
Artesanato manual
Artesanato sustentável
Audiovisual
Ballet clássico
Ballet método cubano - Alícia Alonso
Bateria
Biscuit
Boi de Mamão/Terno de Reis
Canto
Capoeira
Contrabaixo elétrico
Coral
Costura
Crochê
Dança afro
Dança contemporânea
Dança de rua
Dança folclórica
Entalhe em madeira
Fotografia
Literatura
Maquiagem cênica
Musicalização
Patinação artística
Percussão
Pintura artística em muros e murais
Pintura em tecido
Sopros (flauta doce, sax, trompete, trombone, tuba, eufônio)
Teatro
Teclado/Piano
Violão
Violoncelo
Xilogravura

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS