sexta, 24 de setembro de 2021
Cultura
18/05/2021 | 09:00

História de Penha é retratada na Casa da Memória

A Fundação Municipal Cultural de Penha continua os trabalhos para a inauguração da Casa da Memória com a criação de espaços culturais onde é possível conhecer mais sobre a cidade. Cada espaço criado, relembra um momento marcante da história da cidade, como a caça as baleias, Festa do Divino, cotidiano antigo, entre outros.
 
 De acordo com o superintendente da Fundação Municipal Cultural, Eduardo Bajara, o espaço relembra alguns momentos históricos de Penha. “Estamos criando espaços culturais para representar as diversas formas de culturas e tradições de Penha. Esse conjunto de espaços formará a Casa da Memória Açoriana de Penha”, explicou.
 
Os micro espaços retratam a Festa do Divino Espírito Santo, o Mastro de São Sebastião, a pesca artesanal, o artesanto com a identidade cultural de Penha, entre outros. Um dos objetivo é abrir o espaço para visitas escolares. “Queremos receber as crianças e jovens estudantes de Penha que aprendem sobre a história da cidade na sala de aula, mas aqui no espaço, eles poderão ver realmente vivenciar e entender como tudo funcionava”, explicou.
 
Outro espaço será dedicado a pesquisa e leitura sobre Penha com a instalação da Biblioteca Açoreana. “Será a terceira biblioteca açoreana do Brasil, nós conseguimos conquistar através do Instituto Histórico de Santa Catarina para implantar aqui na Fundação Municipal Cultural de Penha. São obras literárias de escritores das ilhas dos açores, sendo muito interessante”, disse. 
 
A Fundação Municipal Cultural vai dispor de um espaço por meio da Academia de Letras do Brasil da seccional de Penha, para que os artistas da região possam expor as obras literárias.
 
 Em breve, o espaço localizado na sede da FMC, na Rua Prefeito José João Batista n°465 – Centro, poderá ser visitado pelo público, respeitando o distanciamento social e as recomendações dos protocolos de saúde contra a Covid-19.

JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS