quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/05/2021 | 14:13

Catarinense vai representar o Brasil em festival internacional

Você conhece alguma menina de 15 anos que recusa sorvete? Que dedica pelo menos duas horas por dia para aperfeiçoar o seu talento? Parece muito a se pedir a uma adolescente, mas isso é parte da rotina da Sahra Stamm, moradora de Barra Velha (SC), que nasceu para cantar. A menina de riso fácil e de olhos que brilham toda vez que fala, também é dona de uma voz potente, que atinge notas difíceis com muita facilidade. Um dom que ela protege com aquecimento vocal diário e abrindo mão, entre outras coisas, do gelado do sorvete.
 
Tanta determinação e talento, aliado ao apoio irrestrito de familiares, professores e amigos, levou Sahra a ser selecionada para o Festival Internacional de Língua e Cultura (IFLC). Entre centenas de inscritos para a edição deste ano, com idades entre 12 e 16 anos, a catarinense foi escolhida para representar o Brasil na categoria “Colors of Voices” do Festival, que está marcado para 26 de junho. Desde a primeira edição, realizada em 2003, dois mil jovens de 160 países já participaram do evento que celebra a diversidade de idiomas mostrando talentos de várias nações. 
 
Por conta das restrições da pandemia, o IFLC será realizado de forma on-line em 2021. Por isso, os participantes dos 24 países desta edição, gravaram a própria apresentação e a enviaram com antecedência, seguindo os padrões do evento. ”Eu enviei três músicas para a organização, sendo que eles escolheram ‘Olhos Coloridos’ para exibirem no dia do Festival'', adianta Sahra.
 
A mãe da cantora, Elizabeth Cristina Stamm, conta que a família soube a respeito do Festival próximo do prazo final de inscrição, por meio de uma amiga da família. Uma das etapas de seleção para o Festival também exigiu o envio de uma gravação feita em estúdio, utilizando recursos como esteira e Chroma Key - uma técnica que permite sobrepor uma imagem sobre a outra.
 
“Meu marido e eu fizemos o possível para enviar tudo dentro do prazo e de acordo com o padrão solicitado pela organização. Conseguimos a esteira num ferro velho e precisamos pintá-la com uma tinta especial. Além disso, Sahra também precisou de um traje típico para a gravação. Como sou costureira, eu mesma fiz a roupa de baiana que ela usou. Nós fizemos até vaquinha para levantar o dinheiro para as despesas. Muita gente ajudou”, conta.
 
O evento IFLC poderá ser acompanhado ao vivo, no dia 26 de junho, pelo site oficial: https://intflc.org/.
 
Talento descoberto na infância
 
A estudante lembra que foi o pai, Ronaldo Coelho Bertholdo, quem primeiro identificou sua vocação para a música. “Nós estávamos voltando da igreja. Eu tinha nove anos e fiquei cantarolando as músicas que tinha ouvido. Lembro que ele falou assim: E não é que essa menina canta bem?”, diverte-se Sahra reproduzindo o jeito de falar do pai.
 
Elizabeth diz que desde a descoberta do talento da estudante, o casal não mediu esforços para incentivá-la no desenvolvimento de seu potencial. Ela relata que a jovem começou cantando na igreja, depois passou a fazer aulas de canto e ser convidada para participar de festivais. Atualmente, para estudar música, Sahra também recebe o apoio da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí, que contribui para o custeio de parte das despesas com as aulas. 
 
“Ela ganhou bolsa de estudos na escola Pró-Arte, em Itajaí. Antes da pandemia ela estava fazendo aulas presenciais e uma empresa de transportes estava nos ajudando com o valor do combustível, pois moramos em Barra Velha. Nós somos muito gratos a todas essas pessoas, empresas e entidades que acreditam no potencial da Sahra”, complementa a mãe.
 
Conheça mais sobre a cantora
 
Se por um lado a música exige extrema dedicação e comprometimento da cantora, como toda adolescente, Sahra também aproveita para se divertir e soltar a voz nas redes sociais. Em seu perfil no Instagram (@sahra_stamm.cantora) e no You Tube (@Sahra Stamm) é possível conferir várias performances da jovem artista, em vídeos que revelam sua personalidade e versatilidade como intérprete.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS