quinta, 28 de março de 2024
Saúde
12/05/2021 | 17:52

Município de Itajaí realiza mutirão de eletrocardiograma

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, deu início neste mês a um mutirão de eletrocardiograma. A ação começou no último sábado (08) e segue até zerar a fila de pacientes que aguardam pelo exame. Para isso, serão realizados semanalmente 40 eletrocardiogramas na Unidade de Assistência Médica Especializada (UAME), que fica junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. Além disso, o Município ampliou os atendimentos em dias de semana para mais 60 exames no período. O investimento é feito com recursos próprios.
 
O mutirão vai atender os 1.146 pacientes que estão na espera para o exame. Os agendamentos seguem a ordem da fila e são feitos através da Secretaria de Saúde. Os usuários que estão aguardando devem manter seus cadastros e telefones atualizados na unidade de saúde de referência do seu bairro. A ação continua neste sábado (15) e a previsão é atender mais 40 pacientes.
 
“Em função da pandemia, este exame ficou com uma demanda reprimida. Para solucionar esta situação e garantir o atendimento aos moradores demos início a este mutirão, assim como estamos fazendo com outras áreas que foram prejudicadas”, explica o diretor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Miles.
 
Faltas prejudicam andamento
 
O primeiro dia de mutirão, no entanto, teve um grande número de pacientes faltantes. Das 40 pessoas que foram agendadas, apenas 14 compareceram para realização do exame. O Município reforça que, caso não seja possível comparecer, é necessário comunicar com antecedência à Secretaria de Saúde. Desta forma, outros pacientes que estão na fila podem ser realocados para fazer o exame.
 
“Infelizmente, tivemos muitas faltas de pacientes e isso prejudica o andamento do mutirão. Estamos destinando uma equipe para atendimento e, se a pessoa não puder comparecer, deve comunicar para que o próximo da fila seja chamado. A falta em exames e consultas agendados deixa profissionais ociosos e tira a vaga de quem realmente necessita”, ressalta o diretor de Regulação.
 
Caso o paciente não possa comparecer ao exame, deve comunicar a Secretaria de Saúde pelo Whatsapp (47) 98833-1439. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS