sexta, 29 de março de 2024
Educação
12/05/2021 | 17:51

Estudantes da Rede Municipal de Ensino recebem livros da Escola da Inteligência

A cada ano a Escola da Inteligência atinge mais alunos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Em 2021, 33.993 livros serão distribuídos para as escolas e centros de educação infantil de Itajaí (CEIs), que vão trabalhar com o programa ao longo deste ano. O material é destinado para alunos, 1.700 professores e agentes aplicadores e também para a família.  
 
Cada unidade educacional é responsável pela entrega dos materiais para a sua comunidade escolar, de acordo com os protocolos de prevenção à COVID-19. Algumas unidades realizaram caça ao tesouro com os alunos para encontrar os livros. Outras apostam em leituras ao ar livre e algumas investiram em apresentações teatrais com fantoches e contação de histórias com personagens, como o professor Corujão, mascote da Escola da Inteligência. No material didático deste ano, a novidade é o livro da família, que traz o tema central “Arquitetos da Emoção”.
 
Ampliação do Programa Escola da Inteligência
 
O programa Escola da Inteligência entra no seu quarto ano de atividade nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Desde que iniciou na cidade, a iniciativa conquista cada vez mais espaço e a aprovação de pais, alunos e profissionais da educação. Em 2017, 14 unidades eram contempladas com o programa. Hoje, já são 105, sendo 41 escolas e 64 centros de educação infantil.
 
A pesquisa realizada no fim do ano passado mostra que quase 90% dos estudantes aprovaram a iniciativa; entre as equipes gestoras, 98,1% avaliaram que a Escola da Inteligência contribuiu para a manutenção do vínculo entre os alunos e as escolas e 98,1% também acreditam que o programa deve continuar no município. Já 99% das famílias avaliaram como importante o ensinamento das habilidades socioemocionais no contexto educacional e 94,3% dos professores aprovaram a aplicação do programa para o desenvolvimento da gestão emocional dos alunos.
 
Escola da Inteligência é aprovada por quase 90% dos alunos da Rede Municipal de Itajaí
 
“Diante de todos esses resultados não tem como deixar de trabalharmos a Escola da Inteligência com os nossos alunos, sem contar que as competências socioemocionais são preconizadas desde 2019 pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Itajaí está na frente, porque já aplica o programa desde 2017”, afirma Kátia Teixeira, coordenadora da Escola da Inteligência em Itajaí.
 
A implantação do programa nas Unidades de Ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Dentre eles, destacam-se a diminuição de casos de violência nas escolas, redução do número de licenças médicas dos professores e a diminuição do bullying no contexto escolar e familiar. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS