terça, 16 de abril de 2024
Educação
11/05/2021 | 14:35

Com mais experiências presenciais, Univali anuncia Modelo Híbrido Flexível para o segundo semestre de 2021

Ainda em meio ao período de pandemia de Covid-19, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) já estabeleceu o modelo de retorno às atividades de ensino para o segundo semestre de 2021. Trata-se do Modelo Hibrido Flexível, em que o estudante terá quatro tipos diferentes de disciplinas para cursar, algumas focadas exclusivamente na presencialidade e outras na experiência hyflex, que permite a ampliação do espaço físico da sala de aula, apoiadas pelo composto tecnológico.

“Esse é mais um passo na consolidação do modelo que combina o presencial e o virtual no ensino, baseado em inovações já em implantação nas melhores universidades  estrangeiras”, explica o vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional, Carlos Alberto Tomelin. “Queremos dar mais possibilidade de presencialidade para alunos e professores, mas com garantias de segurança, preconizadas nas medidas preventivas de saúde e bem-estar para a comunidade acadêmica”.

Conheça as disciplinas que compõem o Modelo Hibrido Flexível:

DISCIPLINAS ON CAMPUS – Com 100% de encontros presenciais, conforme limite de alunos, para manutenção dos requisitos de distanciamento social.

DISCIPLINAS HYFLEX – Com aulas ministradas simultaneamente, de forma presencial e remota, ou seja, as aulas acontecem de forma simultânea, estando um grupo na presencialidade e outro no remoto, com alternância semanal. Essa modalidade de disciplina prevê a prática do conceito de sala de aula ampliada.

ALTERNADO – Com aulas ministradas alternadamente, de forma presencial e remota. Aplica-se às disciplinas MAP ou Web-Assisted. As disciplinas de Monitoria de Aprendizagem (MAP) são desenvolvidas para grupos de até 20 alunos, com 1/3 de encontros presenciais ou digitais síncronos e 2/3 de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem. As disciplinas Web-Assisted alternam encontros presenciais no campus (até 50% de carga horária) e encontros digitais síncronos, com datas definidas pelo professor.

ON-LINE – Com aulas ministradas de forma virtual. Este modelo refere-se às disciplinas digitais ou remotas. As disciplinas Digitais são ministradas totalmente a distância com metodologia EaD, material didático institucional multimídia, atividades assíncronas, média diferenciada das demais disciplinas e flexibilidade de participação síncrona do aluno nas webconferências. As Disciplinas Remotas são aquelas ministradas ao vivo, totalmente no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas síncronas oferecidas nos turnos e horários definidos pelo curso, avaliação semelhante às disciplinas presenciais, acompanhadas de atividade assíncronas definidas pelo professor, disponíveis on-line e acessadas a qualquer momento pelo aluno.

O início das aulas do segundo semestre da graduação está previsto para o dia 2 de agosto, e as inscrições para novos alunos já estão abertas. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS