quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/05/2021 | 14:26

Serviço EMASA: Saiba como fazer a leitura e identificar a numeração do hidrômetro de seu imóvel

Você já precisou fazer a leitura ou identificar a numeração do hidrômetro, aquele equipamento que mede o consumo de água nos imóveis? Geralmente é necessário saber essas informações quando o consumidor quer relatar um possível erro de leitura do hidrômetro ou até mesmo, reclamar sobre um vazamento junto aos Canais de Atendimento da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).
 
Cada hidrômetro possui uma numeração de série, que corresponde à matrícula do imóvel e não pode ser utilizado em outra residência. Essa numeração fica logo abaixo ou ao lado do visor, marcado no ferro. Com esse número fica mais fácil identificar por exemplo, se a leitura está correta ou não e ainda, solicitar uma aferição.
 
Para saber a leitura atual do hidrômetro, o consumidor deve observar o visor branco: onde consta números pretos e vermelhos. Os números pretos registram o consumo em metros cúbicos (m³), sendo que 1m³ equivale a 1.000 litros de água. E os números vermelhos registram o consumo a cada 100 e 10 litros de água. Já para saber se está havendo passagem de água, observe se o disco indicador, localizado abaixo do visor, está em movimento.
 
Se você quiser calcular o quanto você já consumiu de água depois da última leitura, considere somente os números pretos e desconsidere os demais. Identifique o número de medição que consta na sua última conta de água. Então, subtraia a medição da conta, do número que consta na leitura atual do seu hidrômetro e terá o resultado.
 
Também é possível verificar qual a média de consumo individual de água para cada pessoa residente no imóvel. Primeiro multiplique o número que aparece em preto (m³) na sua conta de água por 1.000, assim a unidade passará de metros cúbicos para litros. Em seguida, divida esse novo valor (litros) pelo número de dias de consumo que aparece na fatura; e depois, divida o resultado pelo número de pessoas que residem na casa e terá a média de consumo individual no imóvel.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Então, fique atento se estiver muito acima deste indicador. A Emasa aproveita para lembrar sobre o consumo consciente da água, pois evitar o desperdício contribui com o meio ambiente e com o seu bolso.
 
Dúvidas, informações e reclamações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA - Whatsapp comercial: (47) 3261-0000; ou e-mail: atendimento@emasa.com.br.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS