quinta, 28 de março de 2024
Saúde
07/05/2021 | 09:11

Programa de combate à dengue conta com a população para diminuir os criadouros em Penha

A equipe de combate à dengue de Penha conta com apoio da população para denunciar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Mutirões contra criadouros e fumacês estão sendo realizados nos pontos mais críticos do munícipio.
 
 
O Programa Municipal de Combate à Dengue do Departamento de Vigilância em Saúde de Penha mapeou 549 focos do mosquito, sendo 225 na Praia de Armação do Itapocoróy, 74 em Gravatá, 133 no Centro, 79 no Nossa Senhora de Fátima, 31 no Santa Lídia, quatro no São Nicolau e três no São Cristóvão.
 
 
Segundo Alexandre Deolindo, fiscal de Vigilância Sanitária e responsável pelo programa Dengue, o município já possui casos confirmados com pessoas infectadas pelo mosquito. “Atualmente, nós confirmamos em Penha nove casos de moradores com dengue”, disse.
 
 
O objetivo da campanha é estimular que os moradores do município que identificarem focos do mosquito da dengue, façam denúncia anônima, ajudando a diminuir a incidência de novos criadouros. Para denunciar ligue (47) 3345-8283.
 
 
Ações
 
O Programa Municipal de Combate à Dengue do Departamento de Vigilância em Saúde de Penha, regularmente desenvolve ações como o mutirão, onde os agentes visitam casa a casa, realizando a ação de identificar e eliminar os focos de criadouros de larvas, com a aplicação do produto que atua na fase aquática do ciclo da vida do mosquito.
 
 
Outra ação desenvolvida é a realização de fumacês que eliminam a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região, sendo uma estratégia para controlar as populações crescentes de mosquitos.
 
 
Durante todo o ano, o Departamento de Vigilância em Saúde de Penha mantém em funcionamento 400 armadilhas para mosquitos da dengue que são visitadas semanalmente, os agentes realizam visitas quinzenais em pontos estratégicos como cemitérios e borracharias.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS