quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/05/2021 | 17:35

Assistência Social faz um alerta à sociedade no Maio Laranja

A Secretaria da Assistência Social de Navegantes alerta a sociedade sobre a importância do Maio Laranja, mês do combate do abuso e à exploração das crianças e dos adolescentes.
 
O tema marca a data de 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração sexual das crianças e adolescentes.
 
Conforme dados oficiais, no Brasil, uma criança por dia é vítima de violência. A campanha do dia 18 de maio tem o intuito de promover ações de sensibilização, formação de multiplicadores sobre o tema para que se promova o combate de qualquer tipo de violência com as crianças e adolescentes.
 
O Secretário da Assistência Social, Aldo Decker, ressalta a importância da participação de todos nesta luta.
 
“Precisamos levar a conscientização da importância de denunciar. Precisamos romper este ciclo de violência e proteger as nossas crianças e adolescentes,” destaca.
 
As assistentes sociais relatam que a maioria dos abusos acontece dentro de casa por pessoas consideradas de confiança da família. A prevenção do abuso sexual não é tarefa fácil, mas pode ser realizada através das seguintes atitudes:
 
Conversar com a criança sobre as partes íntimas do corpo;
 
Explicar sobre os limites do corpo;
 
Incentivar a criança a conversar com você;
 
Saiba com quem o seu filho tem contato e o que está fazendo;
 
Analisar a reação da criança;
 
Identificar os possíveis sinais de abuso.
 
O outro alerta importante é sobre este período de isolamento social de enfrentamento da Covid-19, momento que a criança e o adolescente ficam mais expostos e podem sofrer abusos sexuais. “Os pais e responsáveis devem estar atentos, evitando as nossas crianças a exposição do risco. Em caso de suspeita, DENUNCIE”, destacou.
 
Como denunciar:
 
As denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia – Disque 100, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências ou na Sede do Conselho Tutelar está localizada na rua Aníbal Gaya, 127, Centro.  O telefone é o 31852010.
 
Saiba mais:
 
Em memória à menina Araceli, uma emblemática vítima de violência contra a criança no país, a data da morte - 18 de maio - foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia foi instituído com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000.Todos os anos, nesta data, a impunidade sobre a morte desta criança é lembrada em diversas atividades de discussão sobre o tema no Brasil. Na época, em 1973, a menina Araceli com apenas 8 anos de idade, teve todos os direitos violados: raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta na cidade de Vitória – ES.  Os autores do crime não foram condenados.
 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS