sexta, 19 de abril de 2024
Economia
30/04/2021 | 09:40

Absurdo! Falta de bom senso dos sindicatos dos empregados fecha comércio em 9 dos 11 municípios da AMFRI dia 1º de maio

Não adiantou o Sindicato Patronal apelar para o bom senso do Sindicato dos Empregados no Comércio: não teve acordo e o comércio de 9 municípios de nossa região ficará fechado neste dia 1º de maio, data que as empresas poderiam estar vendendo muito, já que estamos há pouco mais de uma semana do Dia das Mães.

Apenas do Sincomércio, cuja área de atuação é Balneário Camboriú e Camboriú, conseguiu acordo com o Sindicato dos Empregados. Para abrirem, as empresas vão pagar uma taxa ao sindicato, e cada empregado receberá um valor já definido em Convenção Trabalhista, e terá direito ainda a um dia de folga a ser concedido pela empresa nos próximos 15 dias.

Na realidade, as outras cidades pertencentes à AMFRI têm base sindicais diferentes, com os Sindicatos dos Empregados no Comércio divido por regiões. Na situação por que passam os empresários durante esta pandemia, com faturamento baixo e fechamento das portas em várias situações, um dia como o de amanhã, 1º de maio, é essencial para o faturamento de uma empresa.

Além disso, há a questão do desemprego. Se a empresa perder um dia de venda, representa uma queda no já baixo faturamento que estão tendo por causa da pandemia, refletindo diretamente no desemprego.

É lamentável que os Sindicatos dos Empregados no Comércio destes 9 municípios não tenham tido a sensibilidade de perceber o momento pelo qual as empresas e empregados estão passando nesta pandemia, ao não fechar acordo com os Sindicatos Patronais.

Segundo O Presidente do Sindilojas Itajaí, Bento Ferrari, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Itajaí, que tem base os municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Ilhota e Luiz Alves nem mesmo quis ouvir uma proposta.

Simplismente disse que não haveria acordo. Se algum comércio abrir no sábado, nos 9 municípios que não houve acordo, a multa é em torno de R$ 20 mil por estabelecimento.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS