sábado, 20 de abril de 2024
Pandemia
23/04/2021 | 15:38

Síndrome pós-Covid: nutróloga dá dicas para acelerar a recuperação

Recuperar-se da infecção pelo novo coronavírus é uma conquista. Mas, para muitas pessoas, não é o suficiente, já que, cada vez mais, há quem sinta os efeitos deixados pela doença, mesmo depois de vencê-la. A chamada Síndrome Pós-Covid vem sendo relatada não apenas por quem passou por casos graves. Ela afeta também a qualidade de vida daqueles que enfrentaram quadros leves e moderados.
Conforme a médica nutróloga Cristiane Molon, no consultório, é comum receber pacientes relatando sintomas como cansaço extremo, fadiga, falta de energia e apetite, perda de memória e demora na recuperação do olfato. “Isso tudo acontece porque a infecção diminui a oxigenação dos tecidos, principalmente, do cérebro. Por isso, eles se queixam bastante da ocorrência de lapsos, dificuldade de concentração e de retenção de conteúdos, com as informações fugindo da mente”, explica.
Para amenizar esses problemas e acelerar a recuperação, a especialista indica uma retomada gradual às atividades do cotidiano. “Não podemos extrapolar os limites do corpo, que está se readaptando à rotina pós-infecção”, complementa. Neste contexto, vale incluir pequenas pausas ao longo do dia para, por exemplo, relaxar um pouco tomando um chá, que ajudará na hidratação do organismo, atitude fundamental depois da doença.
Outra sugestão é dormir mais cedo, já que o corpo precisa de descanso para voltar ao normal mais rapidamente. Além do ritual do sono, os pacientes podem criar uma rotina matinal, incluindo a ingestão de limão com própolis ou água logo ao acordar.
A nutróloga também costuma ressaltar a importância da alimentação saudável durante a recuperação da Síndrome Pós-Covid. “Alimentos vivos nutrem o cérebro, os pulmões e os músculos, tudo o que se precisa depois da doença”, enfatiza. Por isso, a dica é investir em comida de verdade, com frutas cítricas, ricas em vitamina C, e gorduras boas. Nesta lista, estão o abacate, as oleaginosas, nozes, azeite de oliva, coco, peixes e algumas plantas fitoterápicas.
Segundo Cristiane, ainda é essencial recomeçar, aos poucos, a prática de atividades físicas, pois os exercícios ajudam na motivação e na saúde do corpo. Para completar, ela dá outra sugestão: paciência. “Tenha calma consigo mesmo, respeitando o próprio tempo. Pode ser que em algumas semanas, tudo melhore, mas, pode-se levar meses também”, resume.
 
Sobre a Dra. Cristiane Molon
Médica especializada em nutrologia com pós-graduação em Prática Ortomolecular e em Saúde da Família. Outras informações www.cristianemolon.com.br .
Foto: divulgação

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS