sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/04/2021 | 15:36

Empresa incubada na Univali desenvolve soluções para validar documentos jurídicos

A DataCertify, empresa incubada na Incubadora Tecnológica e Empresarial (ITE), mantida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Uniinova) da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), prepara-se para lançar no mercado um sistema para certificar e conferir validade jurídica para documentos, áudios, vídeos e imagens que serão utilizados como prova em processos judiciais ou extrajudiciais de forma prática e confiável, por meio do uso da blockchain.
 
  
Desenvolvida por Gabriel Pessotti da Silva e Jenifer Carina Pereira, egressos do curso de Direito e alunos do Mestrado em Ciência Jurídica da Univali; e Vinícius Almeida dos Santos, egresso do curso de Ciência da Computação e aluno do Mestrado em Computação Aplicada da Univali, o sistema oferecerá mais uma opção de meios de produção de prova para advogados.
 
Para o desenvolvimento da proposta a equipe identificou que a exigência da elaboração de ata notarial além de moroso exige um alto investimento. A solução da empresa então usa a tecnologia como forma de garantir imutabilidade e confiança à prova que será utilizada. A expectativa do grupo é finalizar os testes nos próximos meses e, na sequência, iniciar as vendas de sua solução.
 
Gabriel Pessotti da Silva conta que o período de incubação no ITE/Univali tem sido fundamental para o desenvolvimento da empresa: "Por meio das mentorias constantes, conseguimos seguir uma constância de trabalho – desde a construção de modelo de negócio, às ferramentas que utilizaremos para efetivar as vendas do serviço", resume.
 
Incubadora da Univali oferece suporte técnico e gerencial
 
O Programa de Incubação da Incubadora Tecnológica e Empresarial (ITE) oferece suporte às startups na estruturação de seu negócio e em sua conexão com clientes e investidores, contribuindo para aumentar a taxa de sucesso dos pequenos empreendimentos inovadores, além de auxiliar na geração de empregos qualificados, facilitar a criação e a exploração de novas tecnologias e modelos de negócio.
 
Entre os apoios oferecidos pela Incubadora estão a disponibilização de suporte técnico e gerencial aos empreendimentos incubados por meio de equipe de profissionais qualificados e disponíveis para oferecer cursos, workshops e consultorias; além de orientações sobre depósito de patentes, registro de marcas e outras modalidades de propriedade intelectual.
 
Os critérios de avaliação das propostas apresentadas consideram a relevância do problema tratado e abrangência do benefício, caso ele seja resolvido; o potencial de inovação da solução e ideias de negócio; a credibilidade do modelo de negócio e do protótipo apresentado; a viabilidade econômica percebida; e a capacidade técnica e gerencial da equipe do projeto e de arguição da equipe do projeto na entrevista.
 
O processo de seleção é realizado em fluxo continuo. O edital com mais informações para ingresso no ITE/Univali pode ser conferido em www.univali.br/uniinova.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS