quinta, 28 de março de 2024
Saúde
21/04/2021 | 17:30

Carmen Zanotto esteve no Hospital Marieta Konder Bornhausen na tarde desta quarta-feira, dia 21

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, nesta quarta-feira, 21, feriado para acompanhar as ações referentes à ampliação de leitos na unidade. Nos últimos dias a SES enviou equipamentos para a abertura de 10 novos leitos de terapia intensiva. No total, a unidade contará com 80 leitos.

“Graças a remanejamentos realizados durante a semana, já conseguimos enviar 10 respiradores pulmonares para o Hospital Marieta. Cinco deles estão em pleno funcionamento”, afirmou a secretária “Isso é muito importante pois a região ainda conta com pacientes aguardando por leitos de terapia intensiva”.

De acordo com os dados do Sistema SES Leitos desta quarta-feira, a região da Foz do Itajaí conta com 165 leitos ativos e taxa de ocupação de 97,7%. Oito pacientes da região aguardam por transferências para unidades de terapia intensiva. “Além da ampliação dos leitos de UTI, debatemos a possibilidade para que possamos ter mais leitos clínicos, que são aqueles que chamamos de leitos de enfermaria. Quanto mais leitos de UTI abrimos, mais necessários são esses leitos clínicos, destinados tanto aos pacientes Covid, quanto aos que apresentam outras patologias”, destacou a secretária.

Carmen verificou que a estrutura nova do Marieta Konder está 98% concluída e reforçou a importância de ativar todos os espaços para que a unidade possa atender ainda mais pacientes. “Precisamos preparar o Estado para a retomada das cirurgias de câncer e cardiológicas”, afirmou.

“Mas é preciso reforçar que essa doença nos traz situações complexas. Só com a união de todos é que vamos avançar nessa luta contra o coronavírus. 2021 é um ano muito mais difícil que 2020, principalmente, em função da da nova variante, que atinge mais jovens, deixa  pacientes por mais tempo internados em UTIs e  com quadros mais complexos nas enfermarias. Por isso é tão importante a atenção redobrada com o autocuidado.”


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS