sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/04/2021 | 10:24

Semasa adquire novo sistema de captação de água para o Rio Itajaí-Mirim

A vazão do novo sistema será de 1600 litros por segundo, enquanto a capacidade máxima atual é de 1100 litros por segundo. No aspecto eficiência energética, esse trabalho superior será realizado com apenas 350 cv (cavalo-vapor), 200 a menos do que o necessário atualmente. Isso gera economia de R$ 450 mil por ano em energia elétrica. Os equipamentos poderão trabalhar ao mesmo tempo conforme a demanda.
 
O diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, considera que a implantação de uma nova captação é um importante investimento na melhoria e modernização do sistema de abastecimento de água. “Um sistema extra de captação nos permite trabalhar com segurança, principalmente em situações que precisam de manutenção de peças. O serviço poderá ocorrer sem que precisemos paralisar a captação de água e sem comprometer o abastecimento da cidade”, observa. Uma das situações que explicam a necessidade deste investimento foi vivenciada em dezembro de 2020. Na época, o Semasa precisou interromper as operações da Estação de Tratamento de Água São Roque para a retirada de detritos que obstruíam a bomba de captação no rio, trazidos por uma forte enxurrada. Episódio semelhante ocorreu no final de fevereiro deste ano.
 
O novo sistema captará água 50 centímetros abaixo do nível do rio e não apresenta riscos de entupimento por detritos. O flutuante é feito de fibra de vidro estruturada, sem riscos de corrosões.
 
O novo equipamento também possui sistema de sinalização náutica, com placa solar para a geração da energia que abastece o próprio sinalizador. A fornecedora exclusiva e detentora da patente do novo sistema de captação é catarinense e também já desenvolveu projetos semelhantes com a SAMAE Jaraguá do Sul, a SABESP, EMBASA e a CESTE, entre outras companhias de saneamento de referência.
 
O novo conjunto de motobombas flutuante será instalado em até 60 dias, tempo necessário para fabricação e testes do motor.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS