terça, 21 de setembro de 2021
Educação
16/04/2021 | 09:29

ACII articula nova composição para diretoria do Instituto Crescer

Nesta semana, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) articula a composição para a nova diretoria que assumirá a gestão do Instituto Crescer para o próximo biênio. Após a liderança no período e 2019/2020, o associado e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES) pela Associação,Antônio Ayres dos Santos Júnior, encerra seus trabalhos à frente do Instituto.

“É muito importante que a ACII tenha como um braço o Instituto Crescer. Buscamos reforçar junto ao meio empresarial de Itajaí o investimento na formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social”, afirma Antônio Ayres. Ele avalia que o trabalho realizado pelo Instituto abrange o lado ético e profissional dos estudantes tornando-os cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho. “Recebemos um excelente feedback das empresas, pois a abordagem feita não é apenas técnica. Os jovens aprendizes recebem conhecimentos sobre ética cidadania e essa qualidade, vinculada a uma entidade com a visibilidade da ACII, que tem 91 anos de fundação, valoriza ainda mais o trabalho do Crescer”, arremata.

A ACII é parceira do Crescer desde 2013, abraçando a causa social, papel essencial na inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Desde então, a Associação abriga a sede do Instituto e financia os custos de água, luz, telefone, entre outros, sempre apostando do trabalho de qualificação de jovens com baixa renda que buscam a sua primeira oportunidade de emprego.

Sobre o Instituto Crescer

Organização sem fins lucrativos, constituída há 18 anos, o Instituto Crescer tem por objetivo inserir no mercado de trabalho jovens com faixa etária entre 14 e 24 anos, com poucos recursos financeiros, que estejam matriculados e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio, e inscrito em programa de aprendizagem. Os estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos sete empregados são obrigados a contatar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei (Art. 429 da CLT), com exceção das micro e empresas de pequeno porte (MEs e EPPs). Os jovens aprendizes podem ser empregados somente como auxiliares administrativos (abaixo de 18 anos) e podem trabalhar de 4 a 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Gestão e Pandemia

Atuar com gestão educacional é um desafio constante. O Instituto Crescer conta com  parcerias e o apoio da Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania. Em 2019, 201 jovens aprendizes concluíram o curso de formação e 143 foram contratados. Em 2020, com a pandemia do coronavírus, um novo desafio. Numa mudança de paradigma, as aulas migraram para o ambiente virtual. Com algumas dificuldades, empresas de desligando, etc, ainda assim o ano finalizou com 180 alunos concluindo curso e 143 absorvidos pelo mercado.    

Para contratar um Jovem Aprendiz pelo Instituto Crescer, basta entrar em contato com o e-mail jovemaprendiz@acii.com.br.

Saiba mais sobre o Instituto Crescer. Prestação de contas, Crescer em Números e outros dados? Acesse: http://institutocrescersc.org/


JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS